A empresa portuguesa Energie foi uma das vencedoras dos prémios MENA (Médio Oriente e Norte de África, na sigla em inglês) Green Building 2020. A fabricante de painéis solares termodinâmicos recebeu a distinção na categoria Retrofit Project of the Year pelo sistema instalado no hotel de cinco estrelas Radisson Blu Deira Creek, no Dubai.
O projecto vencedor incluiu a instalação de 80 painéis solares termodinâmicos, que substituíram uma caldeira a diesel na produção de águas quentes sanitárias do hotel. A instalação teve início em Agosto de 2020, sendo que, com a entrada em funcionamento do novo sistema, o hotel conseguiu reduzir em 82 % os custos de operação e em 83 % a pegada carbónica, indica Luís Rocha, CEO da Energie. Face a estes números, os resultados obtidos ao nível da eficiência energética e sustentabilidade ambiental com a instalação dos sistemas solares produzidos em Portugal acabaram por valer a vitória à empresa da Póvoa do Varzim.
“O sistema solar termodinâmico superou as metas inicialmente definidas para o projecto, conseguindo satisfazer todas as necessidades do hotel, em termos de água quente, de uma forma eficiente e sustentável”, afirmou Luís Rocha, para quem o reconhecimento pode ser “importante” para o crescimento da Energie no mercado do Médio Oriente.
Para além da intervenção no Radisson Blu Deira Creek, na edição de 2020, os MENA Green Building Awards reconheceram outros 15 vencedores, entre projectos e soluções com vista à melhoria da sustentabilidade dos edifícios. A atribuição dos prémios acontece desde 2013, com o objectivo de promover a construção sustentável na região do Médio Oriente e Norte de África.






