De 1 a 4 de Março, o debate sobre como levar a cabo um processo de descarbonização justo e combater a pobreza energética faz-se on-line. Durante quatro dias, a conferência Making Decarbonisation Fair reúne investigadores, profissionais e decisores políticos numa troca interactiva de conhecimento sobre estes temas e na qual a realidade portuguesa vai estar em destaque.
O evento é organizado pela Fuel Poverty Research Network (FRNP), com a DECO, o CENSE – Center for Environmental and Sustainability Research da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e a rede ENGAGER-COST (European Energy Poverty: Agenda Co-Creation and Knowledge Innovation funded by European Co-operation in Science and Technology).
Embora tenha uma presença transversal ao programa, Portugal vai dominar a agenda do primeiro dia da Making Decarbonisation Fair. A pobreza energética no país e as lições que podem retirar-se de experiências noutras geografias, a investigação sobre o tema que está a ser feita na academia nacional e os projectos que dela derivam são alguns dos painéis em debate no arranque do evento. Já nos dias que se seguem, será a vez de a realidade de outros países, europeus e não só, estar debaixo dos holofotes, com a participação de dezenas de especialistas de várias nacionalidades.
Mas não é apenas de pobreza energética que se pretende falar. Durante o encontro, haverá ainda lugar à reflexão sobre temas transversais a um processo de descarbonização justo, incluindo o acesso a transportes, o trabalho com comunidades e populações mais vulneráveis, os movimentos de inclusão social, questões de igualdade de género e de equidade no acesso a um futuro de baixo carbono.
Para além das sessões de debate, os participantes poderão ainda aceder a uma biblioteca on-line de apresentações feitas por inúmeros investigadores sobre estes temas. A participação na conferência é gratuita, mas sujeita a inscrição aqui.