A Honeywell e a SAP celebraram, esta segunda-feira, uma parceria para fornecer a proprietários e gestores de edifícios indicadores em tempo real sobre o desempenho energético de edifícios. A solução desenvolvida opera na cloud e assenta em dois produtos de gestão de dados das multinacionais.

Anunciada neste dia 15, a parceria celebrada entre a empresa criadora de software de gestão de empresas SAP e a norte-americana Honeywell tem como objectivo oferecer uma solução baseada em dois produtos destas empresas para monitorizar em tempo real a performance energética de edifícios e fornecer aos proprietários e gestores de edifícios indicadores que permitam alcançar poupanças de custos, uma maior eficiência energética e uma redução das emissões de gases com efeito de estufa.

Baseada na cloud, a solução conjunta assenta num produto da SAP direccionado para a gestão de dados operacionais e num produto de tratamento de dados da Honeywell. Segundo nota de imprensa das duas multinacionais, a recém-desenvolvida solução pretende optimizar o desempenho energético de imóveis, fornecendo dados ao gestor em tempo real, apoiando na tomada de decisão e procurando alcançar maior eficiência nos consumos dos edifícios. Esta solução visa ainda tirar partido da Inteligência Artificial (IA), através de “uma nova funcionalidade de controlo autónomo”, capaz de efectuar ajustes automáticos no funcionamento dos sistemas dos edifícios.

Através de um painel de controlo equipado com as plataformas de gestão na cloud das duas empresas, os proprietários e gestores de instalações são informados, em tempo real, do desempenho do edifício e do seu grau de sustentabilidade através da visualização dos “principais indicadores de desempenho (KPIs) ligados à segurança dos ocupantes, à redução da pegada de carbono e às poupanças de energia”.

Para além do aumento da eficiência energética e das poupanças associadas, a melhoria do desempenho potenciada pela nova solução prevê ainda ser capaz de diminuir “substancialmente” as necessidades de manutenção. Exemplificando, as duas empresas alegam que a utilização desta solução pode resultar numa economia de “até 23 %” nos custos de energia associados à operação de sistemas AVAC.