A Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção (PTPC) está a preparar um hackaton dedicado à eco-construção. A ter lugar entre os dias 14, 15, 21 e 22 de Outubro, o Hackathon Eco-Construção desafia a comunidade do sector AEC – Arquitectura, Engenharia e Construção a apresentar novas soluções construtivas alinhadas com o Pacto Ecológico Europeu.
O evento, de participação gratuita, acontece no âmbito do projecto PAQGreen – Programa de Apoio à Qualificação para o Green Deal e está aberto a toda a comunidade profissional do sector da construção, com as inscrições a decorrerem até 20 de Setembro.
O hackaton vai realizar-se no modo virtual, visando dar resposta a três desafios: como desenvolver “Edifícios Emissões Zero”; como promover a utilização do ambiente construído através da adaptabilidade; como desenvolver “Infraestruturas Resíduo Zero”.
Organizados em equipas de três, os participantes vão receber apoio de mentores nas áreas específicas visadas pelo hackaton, incluindo o Pacto Ecológico Europeu e o uso de ferramentas de ideação. Cada equipa terá de propor soluções inovadoras para o desafio escolhido, usando, para o efeito, uma metodologia baseada em design thinking. Os três melhores projectos recebem um diploma de distinção e mentoria de matchmaking por parte do BUILTCoLAB – Laboratório Colaborativo para o Ambiente Construído.
O PAQGreen tem como missão “melhorar a competitividade das Pequenas e Médias Empresas através da qualificação do sector AEC para o desenvolvimento de novos produtos e serviços com base em eco inovações”. A iniciativa, que conta com um apoio financeiro de cerca de 98,5 mil euros no âmbito do Programa Operacional Regional Norte2020 – FEDER, arrancou em Março de 2021 e será concluída no final deste ano.