É já na próxima semana que regressam as Tardes Técnicas da EFRIARC, a Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar Condicionado.

O próximo evento, que irá decorrer nas cidades do Porto, Lisboa e Faro, nos dias 16, 17 e 18 de Outubro, respectivamente, será subordinado ao tema “Unidades de tratamento de ar. Recuperação de energia”.

De acordo com o programa divulgado pela associação, o encontro pretende ser um espaço de debate e de apresentação destes equipamentos, na medida em que “os sistemas de climatização devem ser capazes de cumprir eficazmente a sua missão utilizando de forma eficiente os recursos”. No entanto, segundo a nota de promoção ao evento, é possível reduzir “significativamente da potência dos sistemas de aquecimento e arrefecimento dos edifícios”, com a “adopção de recuperadores de calor em unidades de tratamento de ar ou em unidades de tratamento de ar novo”. Ainda assim, este facto conduzirá a um aumento da potência e do consumo de energia eléctrica dos motores dos ventiladores. Por isso, e apesar do rendimento elevado dos recuperadores de calor, “a poupança energética e económica durante a exploração” não é garantida.

Estas tardes técnicas decorrerão sempre da parte da tarde, entre as 14.30h e as 18.00h, com vários painéis que abrangem vários temas, e que contam com a participação de diversos formadores: Armando Inverno (ISE-UAlg), Carlos Lisboa (Navitas), Celestino Ruivo(ISE-UAlg), José Pedro Lopes (Ocram), Maria Odete de Almeida (PQF-Engenheiros), Pedro Silva (Arfit), Pedro Lapa (Evac) e Rui Santos (Sandometal).

Para saber mais sobre o evento visite o portal https://efriarc.pt/comunicacoes-efriarc/tarde-tecnica-unidades-de-tratamento-de-ar-recuperacao-de-energia.