A DECO PROteste, em parceria com dez organizações europeias, desenvolveu uma ferramenta que fornece informação aos consumidores para que possam iniciar a renovação das suas habitações e tomar decisões informadas. Integrada no projecto europeu HORIS, a plataforma Renovar Casa “visa revolucionar o mercado da reabilitação e renovação de casa”. 

Em comunicado, a associação considera que, face ao aumento dos preços da energia nos últimos anos, “os consumidores necessitam urgentemente de apoio para melhorar a sua eficiência energética, assim como para tomar decisões informadas, aumentar o seu conhecimento sobre onde e como iniciar o processo de renovação das suas habitações e encontrar os profissionais certificados e de confiança”. 

Neste sentido, a DECO PROteste, em parceria com o Bureau Veritas, o INEGI, e a NOVA FCT, integrou o projecto europeu HORIS, onde desenvolveu uma plataforma em Portugal que funciona como um balcão único de aconselhamento energético, o ‘Renovar Casa’, que fornece aos consumidores informações para darem início à reabilitação das suas casas. 

A plataforma disponibiliza conselhos técnicos, jurídicos e financeiros, e informações sobre medidas sustentáveis de reabilitação, como painéis solares, bombas de calor, janelas eficientes, entre outras. Apresenta também informações sobre medidas rápidas, isolamento e ventilação, electricidade, climatização e água. 

Adicionalmente, os utilizadores são direccionados para a ferramenta ‘Assistente de Renovação’, “o primeiro passo para tornar a casa mais eficiente e confortável”. Segundo a DECO PROteste, esta ferramenta fornece informação personalizada sobre apoios financeiros públicos e privados disponíveis para a renovação habitacional, bem como soluções específicas de eficiência energética e energias renováveis, após a resposta a algumas perguntas. Uma vez identificadas as medidas de melhoria, é disponibilizado um conjunto de profissionais qualificados que o consumidor poderá contactar directamente através da plataforma. 

Citada no comunicado, Mariana Ludovino, porta-voz da DECO PROteste, explica que “muitos cidadãos estão conscientes de que a renovação das casas tem múltiplos benefícios, como a redução do consumo e dos custos de energia e a melhoria do conforto, mas muitos também não sabem por onde começar: que custos se deve antecipar? Que subsídios podem obter? Em que profissionais se deve confiar para as obras?”. 

Acredita, por isso, que o ‘Renovar Casa’ pode ser útil: “Numa só ferramenta conseguem aceder a uma rede de profissionais certificados, têm já mapeados os aspectos legais e regulamentares da renovação habitacional e ainda apresenta soluções técnicas e medidas rápidas disponíveis”. 

O projecto HORIS, financiado pelo programa LIFE da União Europeia e em curso há 18 meses, reúne dez organizações de quatro países (Portugal, Itália, Espanha e Países Baixos), incluindo a DECO PROteste e entidades congéneres, para criar três plataformas digitais de apoio à renovação habitacional. Adicionalmente, o HORIS criou uma rede de profissionais aprovados para ajudar os proprietários a realizar as melhorias necessárias. O projecto permite ainda a partilha de oportunidades de financiamento e soluções regulamentares e técnicas com os diferentes tipos de edifícios e necessidades dos proprietários, desenvolvendo modelos padronizados de contratos de renovação habitacional. 

Fotografia de destaque: © Shutterstock