A Associação Europeia de Bombas de Calor (EHPA) anunciou que foi recentemente atingido “um marco notável”: 10 mil bombas de calor receberam a certificação KEYMARK. A associação referiu em comunicado que “este feito realça o papel vital do programa na promoção da confiança, qualidade e eficiência no sector europeu do aquecimento e arrefecimento”. 

Criado há cerca de dez anos, o KEYMARK – Bomba de Calor trata-se de uma certificação europeia voluntária e independente (certificação ISO tipo 5) para todas as bombas de calor, bombas de calor combinadas e aquecedores de água quente (abrangidos pela conceção ecológica, Regulamentos da UE 813/2013 e 814/2013).

Baseia-se em ensaios independentes realizados por terceiros e demonstra a conformidade com os requisitos do produto, tal como definidos nas regras do programa KEYMARK para bombas de calor, e com os requisitos de eficiência e as normas europeias. 

Com a certificação a atingir as 10 mil unidades, a EHPA lançou um comunicado no qual elogia o KEYMARK: “provou ser uma marca de qualidade independente e de confiança, harmonizando o mercado europeu e assegurando o reconhecimento de produtos fiáveis e de elevado desempenho. Ao aumentar a confiança dos consumidores e incentivar a inovação, contribui directamente para a descarbonização das soluções de aquecimento e arrefecimento em toda a Europa”. 

Segundo a associação, o alinhamento da certificação com estas normas facilita o acesso a subsídios para fabricantes e consumidores e apoia a implantação mais alargada da tecnologia das bombas de calor. 

O Secretariado do KEYMARK – Bomba de Calor, coordenado pela EHPA, considerou que este marco alcançado “é sinal de uma grande dinâmica para 2025 e mais além. Estamos orgulhosos do caminho percorrido pelo programa e esperamos alcançar marcos ainda maiores no futuro”.

Fotografia de destaque: © Unsplash