Roteiro da Indústria: Da teoria à eficiência, assim se chama o projecto da ADENE (Agência para a Energia) que pretende promover a eficiência energética nas empresas, uma ferramenta para tornar o sector mais sustentável, inteligente e eficiente.
O programa vai ocupar a totalidade de 2024 e divide-se em sessões de informação e formação, que tanto podem ser presenciais, como à distância. São pensadas para empresas e associações empresariais do sector industrial.
Estão previstos temas como legislação, objectivos, acções, principais indicadores, casos de sucesso e oportunidades que possam interessar às empresas em causa.
A eficiência energética é um factor essencial na descarbonização da economia e esse é ponto mais vincado no Roteiro da Indústria: Da teoria à eficiência, que resulta de uma parceria com a CIP (Confederação Empresarial de Portugal). A partilha de boas práticas entre empresas de sectores distintos é incentivada pelo projecto, que pretende impulsionar a inovação na indústria.
Além destas iniciativas, que vão permitir reforçar a cooperação com as empresas sempre com o objectivo da eficiência energética em mente, a Agência para a Energia quer realizar um inquérito nacional para compreender as necessidades específicas das empresas industriais.
Além de contribuir para dar uma resposta adequada a cada caso, os resultados servirão para “aconselhar o governo a desenhar futuras políticas e incentivos para a eficiência energética na indústria”, revela a ADENE em comunicado.