A ADENE – Agência para a Energia e a APIRAC – Associação Portuguesa das Empresas dos Sectores Térmico, Energético, Electrónico e do Ambiente assinaram, esta terça-feira, um protocolo de cooperação com vista à promoção da eficiência energética nos edifícios portugueses.
O protocolo vai unir as duas entidades na realização de acções de sensibilização, normalização, investigação e desenvolvimento, conferências, colóquios e seminários em temas pertinentes para o sector. A ADENE e a APIRAC comprometeram-se, assim, a prestar apoio técnico especializado mútuo no âmbito das suas competências e áreas de actividade, de modo a identificarem e concretizarem acções de promoção de eficiência energética junto dos associados.
A cooperação vai ainda incluir a apresentação de potenciais propostas no âmbito da legislação aplicável ao Sistema de Certificação Energética (SCE), actualmente em vigor, nomeadamente no que se refere às novas categorias de técnicos do SCE ou à promoção da “adequada” articulação entre a actuação dos novos técnicos SCE e as necessidades das empresas do sector que a APIRAC representa, explica a ADENE no seu portal.
Na assinatura deste protocolo estiveram presentes Nelson Lage, presidente da ADENE, e os presidente e secretário-geral da APIRAC, Fernando Brito e Nuno Roque, respectivamente. O documento formalizou o reforço de uma “parceria de longa data” entre as entidades e irá, agora, “traçar uma maior proximidade com o sector associativo numa lógica de reforço das acções de capacitação, informação e trabalho em conjunto, mobilizando os vários segmentos empresariais que operam no mercado de refrigeração e ar condicionado”, refere a mesma fonte.