A Universidade do Minho vai estrear uma formação especializada em Fabricação Robótica em Design, Arquitectura e Construção e o Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) vai promover também pela primeira vez um curso técnico superior profissional (CTeSP) em Preparação e Fabrico de Estruturas Modulares. As duas novas ofertas formativas resultam de uma parceria de cada uma das entidades com a bysteel e outros agentes.
Com um novo ano lectivo à porta, e depois de terem estreado a formação Tecnologia de Fachadas e Envolventes de Edifícios no ano passado, a Aliança de Pós-Graduação da Universidade do Minho e a bysteel, empresa de estruturas metálicas do dstgroup, voltaram a unir-se neste ano. Agora, além de promoverem a 2.ª edição dessa formação dedicada às fachadas que visa os profissionais na área de projecto e construção, vão disponibilizar também, em conjunto com o Grupo Casais e a Mota-Engil, a formação especializada Fabricação Robótica em Design, Arquitectura e Construção.
A nova formação, com 90 horas de formação, e com 25 vagas, “pretende atrair profissionais de sectores em que a transição digital obriga a que estes detenham competências em metodologias de fabricação robótica e automação na manufactura e construção”, refere a bysteel, em comunicado. Em particular, serão exploradas competências de programação para automação de processos de personalização em massa de produtos e de elementos arquitectónicos, metodologias de Projecto para Fabrico, Montagem e Desmontagem promovendo princípios de descarbonização e circularidade, e a integração de desenho assistido por computador e de técnicas de manufactura em aplicações industriais, por exemplo.
Os dois cursos de formação especializada terão início em Outubro. As candidaturas à formação Tecnologia de Fachadas e Envolventes de Edifícios já estão a decorrer, estando abertas até dia 15 de Setembro. As candidaturas ao curso de Fabricação Robótica em Design, Arquitectura e Construção também vão ter o dia 15 de Setembro como prazo limite, mas só abrem a partir do dia 1 de Setembro.
No IPCA, a parceria com a bysteel resulta na reedição do CTeSP Soldadura Avançada e do CTeSP Preparação e Gestão de Obra (este último com outras empresas parceiras) e na estreia, em conjunto com O FELIZ Metalomecânica, do CTeSP Preparação e Fabrico de Estruturas Modulares. Este curso visa capacitar técnicos na realização e análise de projectos, cadernos de encargos e de planos de trabalhos de fabrico, na montagem e colaboração para preparação e compatibilização de projectos, bem como na preparação de desenhos de execução de obra, na modelação e no acompanhamento de execução de trabalhos.
Os CTeSP também arrancam em Outubro, em regime pós-laboral, tendo uma duração de quatro semestres, em que o último é um estágio de 840 horas em ambiente laboral assegurado pela empresa promotora da formação. As candidaturas aos CTeSP estão a decorrer até dia 30 de Agosto.