A empresa Selectra criou o cartão de oferta de Compensação de Carbono para incentivar a redução das emissões de CO2.
Se ainda não tem uma prenda para oferecer à sua mãe no próximo domingo, não se preocupe! A Selectra, empresa especializada na comparação de tarifas de energia, tem uma sugestão bem sustentável para si: um Cartão Oferta de Compensação de Carbono.
Pode parecer um pouco estranho, ou pelo menos fora do comum, mas acredite que motivar a sua mãe a reduzir a pegada de carbono pode ser mesmo o melhor presente que lhe pode dar já que está, desta forma, a salvaguardar o seu futuro. Ou pelo menos esta é a ideia que está por detrás da criação deste “voucher” da Selectra. Confuso? Explicamos-lhe tudo em seguida!
Serviço de compensação de carbono: como funciona?
De forma sucinta, a compensação de carbono consiste no financiamento de projetos ambientais que reduzem a quantidade de gases de efeito de estufa libertados para a atmosfera com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono.
É verdade que a emissão destes gases é algo inevitável, aliás, praticamente todas as ações que realizamos no nosso dia-a-dia têm esse impacto no ambiente, começando pela forma como nos alimentamos até aos transportes que utilizamos para nos mover. No entanto, existem formas de compensar a maior parte dessas emissões humanas, sendo que uma delas é investindo em projetos que ajudam os países em desenvolvimento a melhorar a sua eficiência energética ou a desenvolver energias renováveis.
Isto posto, ao presentear os seus entes queridos com este cartão oferta está a adquirir créditos de carbono em seu nome e a contribuir assim para o desenvolvimento destas iniciativas ambientalmente sustentáveis. Ou seja, está a oferecer-lhes a possibilidade de compensarem as emissões de CO2 que emitem, e consequentemente a dar-lhes a prospectiva de um mundo melhor!
Quanto ao custo associado, também não é algo com que tenha de se preocupar já que é uma oferta adaptável a todas as carteiras, uma vez que os preços começam nos 2,99€ e vão até aos 15,99€, dependendo das toneladas de carbono que pretender compensar:
Projetos financiados pela empresa
As receitas que são angariadas através deste serviço são, como já foi referido anteriormente, totalmente canalizadas para o investimento de projetos de cariz sustentável e, até agora, os resultados têm-se mostrado bastante promissores.
Um dos exemplos que comprova isso mesmo é o “Projecto Gandhi”, financiado pela Selectra entre 2019 e 2021, que permitiu a instalação de 21 turbinas eólicas na região de Porbandar, na Índia. Para a empresa, este investimento teve um impacto extremamente positivo não só a nível ambiental como também social, isto porque:
-
Possibilitou a produção de 36 milhões de kWh de eletricidade verde;
-
Evitou a emissão de mais de 33.000 toneladas de CO2 por ano;
-
Contribuiu para a criação de uma rede elétrica mais estável e acessível;
-
Permitiu a criação de 80 escolas em Tidi (Noroeste da Índia);
-
E viabilizou ainda a distribuição de bens alimentares pelos habitantes locais (mais de 800 pessoas).
No entanto, e apesar de ter sido uma grande conquista, a Selectra pretende continuar a apoiar mais iniciativas semelhantes a esta e deixa o apelo a todos os interessados que aproveitem este Dia da Mãe como uma oportunidade para se unirem enquanto família face a um problema tão delicado como é a questão do aquecimento global.
O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa. FONTE: Press Release