A vivência das pessoas numa habitação gera naturalmente humidade٭, CO2 e outros gases voláteis, que têm de sair, pela saúde e conforto das pessoas e pela saúde da casa.
As casas atuais são energeticamente eficientes. São estanques, pelo que a ventilação natural não acontece. A ventilação controlada renova o ar de toda a casa – casas de banho, cozinha, quartos e salas. Hoje podemos fazê-lo de forma simples, automática, com recuperação de calor, descentralizado, sem ruído, com conforto, com muito baixo consumo de energia, com controlo e comando simples e inteligente, e sem necessidade de grandes condutas.
O e²60 é um dos mais pequenos e compactos ventiladores descentralizados com recuperação de calor para quartos, salas e escritórios de uma habitação.
- Cumpre a norma EN13141-8 com sensibilidade à pressão de interferência até classe S1 (Pressão estável de 20 Pa).
- Inclui um elemento de acumulação de calor, envolto em espuma de EPP, isolamento térmico, filtro G3 e motor ec, 12 V CC, reversível, com isolamento acústico.
Ventile tanto quanto necessário e tão pouco quanto possível, pela sua saúde, pelo seu conforto, pela sua carteira.
A LUNOS, cujas soluções a Wayse traz para Portugal, é pioneira e líder mundial na tecnologia de ventilação controlada descentralizada, desenhando os seus produtos para maximizar o conforto ao menor custo.
Para além do garante da qualidade do ar interior os sistemas Lunos permitem também alta performance na eficiência térmica e o isolamento acústico contribuindo para um bem estar geral no interior das habitações com a máxima eficiência.
٭ Numa casa de família de 4 pessoas evaporam-se diariamente cerca de 10 litros de água.
Este artigo foi originalmente publicado na Edição nº 154 da Edifícios e Energia (Julho/Agosto 2024).
As ideias expressas são da responsabilidade dos autores.