A CERTIF, líder em Portugal na certificação de produtos, supera, novamente, num primeiro semestre, o número de 100 novos clientes. O setor elétrico esteve particularmente ativo com a emissão de certificados CB destinados à exportação, tendo sido já excedido o número de certificados emitidos no ano anterior. De salientar, igualmente, o esquema de certificação FER- Fim do Estatuto de Resíduo que permite a valorização dos resíduos e a sua transformação em matérias primas, abrindo, em alguns casos as portas à sua exportação.

De notar que existiam produtos certificados, ou com marcação CE, em 185 categorias diferentes, distribuídos por 48 esquemas de certificação.

A CERTIF, tem, no semestre, 44% da sua faturação no exterior, com uma grande parte da sua atividade afeta a processos de exportação, área que é considerada prioritária.

Certificação de Produtos

O setor mais relevante ao nível da certificação de produtos foi o elétrico, com a emissão de uma centena de certificados no âmbito do CB-Scheme, ultrapassando já as emissões de todo o ano anterior. Estes certificados são emitidos no âmbito dos acordos de reconhecimento internacionais e destinam-se exclusivamente à exportação. Embora não tendo existido certificação de novos tipos de produtos continuou a verificar-se a certificação de novas gamas de produtos para clientes atuais.

Certificação de Serviços

Foram emitidos cerca de cem novos certificados do serviço de empresas que trabalham com gases fluorados, estando em vigor cerca de 1.300 certificados. Ao nível da certificação de serviços importa realçar o esquema de certificação FER-Fim do Estatuto de Resíduo, com nove certificados já emitidos nas quatro categorias para que a CERTIF está acreditada:

sucata de ferro, aço e alumínio, sucata de cobre, plástico recuperado e borracha derivada de pneus usados. Foi, igualmente, emitido o primeiro certificado para o serviço de manutenção.

Marcação CE

O 1º semestre foi particularmente ativo no que se refere à Marcação CE no âmbito do Regulamento dos Produtos de Construção com 260 certificados emitidos, dos quais 25 relativos a novos produtos e os restantes para extensões de certificados já existentes, destinando-se muitos desses certificados a processos de exportação.

Foram emitidos certificados para novos produtos:

  • novos cabos de energia monocondutores e multicondutor com bainha
  • prélajes
  • produtos laminados a quente de aços de construção (fabricante do Brasil)
  • betume de pavimentação

Na marcação CE existem clientes na Alemanha, Angola, Brasil, Chipre, Dinamarca, Espanha, Grécia, Irão, Itália, República Checa, Suíça, Turquia e Reino Unido.

A CERTIF, que desde há vários anos assegura a representação nacional no Advisory Group  dos Organismos Notificados Europeus no âmbito do RPC, passou, igualmente, a coordenar o GONP, gupo que engloba os Organismos Notificados Portugueses.

Certificação de sistemas

A CERTIF tem uma centena e meia de certificados emitidos, a maioria dos quais para empresas que certificam, igualmente, os seus produtos ou serviços.

Certificação de pessoas

A certificação de pessoas resulta de duas parcerias, uma com a ADENE, na área das energias renováveis e eficiência energética, e outra com o CTCV, para auditores de sistemas de gestão da qualidade e ambiente.

No 1º semestre foram emitidos 17 novos certificados, estando válidas, no final do semestre, 204 certificações nos seguintes domínios:

  • 5 Auditores para a norma ISO 9001
  • 36 Auditores para a norma ISO 50001
  • 123 Instaladores de janelas eficientes
  • 5 Projetistas de sistemas solares térmicos
  • 35 Projetistas de térmica de edifícios

Este tipo de certificação tem uma grande rotatividade, existindo sempre um elevado número de desistências, que vai sendo compensado com a emissão de novos certificados, após a realização dos respetivos cursos pelos nossos parceiros.

DAP – Declaração Ambiental de Produto

Foi concluído um processo relativo a ASIC (agregado siderúrgico inerte para a construção), e remetido ao Centro Habitat para registo, e foi iniciado um novo processo relativo a agregados leves de argila expandida.

A CERTIF continuou a  participar nas atividades do Centro Habitat, sendo a única entidade reconhecida pela Plataforma para a Construção Sustentável como organismo de certificação que, com a sua bolsa de verificadores, atua no âmbito do Sistema DAP Habitat.

O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa. FONTE: Press Release