A Daikin, líder mundial em aquecimento, arrefecimento, ventilação, purificação do ar e refrigeração, divulgou o seu Relatório de Sustentabilidade 2025. Este documento reforça o compromisso da empresa com a responsabilidade ambiental, inovação sustentável e o combate às alterações climáticas.
O relatório destaca a “Visão Ambiental 2050” e as metas climáticas com foco na descarbonização, desenvolvimento de tecnologias energeticamente eficientes e promoção da responsabilidade ambiental. A Daikin estabeleceu a meta de atingir zero emissões líquidas de gases com efeito estufa (GEE) ao longo de todo o ciclo de vida dos seus produtos e operações até 2050. Em agosto de 2025, essa meta foi aprovada pela Science Based Targets Initiative (SBTi), confirmando o seu alinhamento com critérios científicos que visam limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C, conforme o Acordo de Paris.
A Daikin estabeleceu ainda objetivos ambiciosos para 2030, incluindo uma redução de 50% nas emissões líquidas de GEE em comparação com os níveis de 2019 e a meta de operar todas as fábricas, em todo o mundo, com emissões líquidas zero até ao final desta década.
Abrangendo o ano fiscal de 2024 (1 de abril de 2024 a 31 de março de 2025) e indo além da agenda ambiental da Daikin, o Relatório de Sustentabilidade destaca avanços significativos na expansão do portfólio de tecnologias inverter e fluídos frigorigéneos de baixo GWP. A empresa está a integrar soluções de energia solar em instalações estratégicas e a promover produtos e soluções de AVAC-R de baixa emissão, contribuindo para a redução do consumo energético em edifícios e áreas urbanas. Além disso, a Daikin está a acelerar a adoção de fontes de energia renovável e a desenvolver tecnologias de ponta que minimizam a pegada de carbono, reforçando a sua liderança na transição energética.
No âmbito do capital humano, a Daikin investe na criação de locais de trabalho diversificados e inclusivos, ampliando os programas de formação, segurança e desenvolvimento de competências.
A governança corporativa continua a ser um pilar fundamental da estratégia da Daikin, com práticas éticas, conformidade reforçada e transparência nos relatórios, alinhados com os padrões globais de ESG. Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, o Relatório de Sustentabilidade 2025 reforça o compromisso da Daikin em promover um impacto positivo e duradouro nas comunidades onde atua.
Para mais informação, aceda ao Relatório de Sustentabilidade 2025.
O texto acima é da inteira responsabilidade das empresas/entidades em causa
Fonte: Press Release








