- De 25 de setembro a 25 de outubro, a Saint-Gobain Portugal promove o Mês da Sustentabilidade com iniciativas internas e externas;
- ‘Sustentabilidade à Vista!’ é o mote da edição de 2025 e o programa inclui ações de voluntariado, webinars com especialistas, workshops e partilha diária de conteúdos digitais;
- A iniciativa está alinhada com o Roadmap de Sustentabilidade da Saint-Gobain que define objetivos de neutralidade carbónica, economia circular e inovação.
A Saint-Gobain Portugal promove nova edição do Mês da Sustentabilidade, entre 25 de setembro e 25 de outubro, sob o mote ‘Sustentabilidade à Vista!’ com um programa de atividades internas e externas que mobilizam colaboradores, parceiros e sociedade em geral.
O Mês da Sustentabilidade da Saint-Gobain, na sua terceira edição, é uma iniciativa anual no âmbito da qual o Grupo promove atividades focadas na inovação, solidariedade, sensibilização ambiental e promoção da economia circular.
Entre as ações que serão desenvolvidas, destaque para o webinar “Como não perder o rumo na transição sustentável?”, uma sessão técnica em parceria com a Reynaers sobre sustentabilidade com foco no alumínio e vidro de baixo carbono, uma ação de limpeza com a Bioliving na zona do Porto, voluntariado Social com a Just a Change e ainda um Torneio de Padel em parceria com a APPII – Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários em que, além do desporto, estarão em destaque temas como as Certificações Ambientais da Construção Sustentável.
A campanha aposta também na comunicação digital, através da partilha diária de conteúdos em LinkedIn, Facebook e Instagram. Em 2025, inclui ainda uma parceria com o influencer Dani Costa (o.energenius), focado em eficiência energética, bem como testemunhos de colaboradores sobre os pilares de atuação do Grupo – Pessoas, Inovação, Sustentabilidade e Responsabilidade Social e Corporativa – passatempos e a iniciativa ‘Maré de Curiosidades’, dedicada a boas práticas ambientais.
“Na Saint-Gobain acreditamos que ver mais longe é o primeiro passo para construir melhor. É essa visão que orienta o Mês da Sustentabilidade, pois queremos olhar para os desafios do setor e propor soluções que conciliem inovação, eficiência e responsabilidade ambiental. Hoje sabemos que a construção sustentável pode reduzir em cerca de 50% o consumo de matérias-primas e até 80% a necessidade de energia em climatização e estes números não são apenas metas técnicas, são a prova de que é possível transformar um setor tradicional num motor de descarbonização e economia circular”, refere Asier Amorena, CEO da Saint-Gobain em Portugal.
O responsável acrescenta ainda que “com o mote ‘Sustentabilidade à Vista!’, queremos reforçar junto dos nossos colaboradores, clientes, parceiros e sociedade que a mudança depende de todos. A mobilização coletiva é a chave para criar cidades mais resilientes, edifícios mais eficientes e comunidades mais seguras e, portanto, vemos este mês comemorativo como uma oportunidade para partilhar conhecimento, inspirar ação e acelerar o caminho para a neutralidade carbónica”.
Roadmap de Sustentabilidade da Saint-Gobain
Esta iniciativa está alinhada com o Roadmap de Sustentabilidade da Saint-Gobain que define quatro grandes eixos de atuação: crescimento sustentável, proteção ambiental, segurança e desenvolvimento das pessoas e contributo para as comunidades.
Entre os compromissos já assumidos pelo Grupo destacam-se a neutralidade carbónica até 2050 e redução significativa da pegada ambiental em todas as geografias, economia circular através da valorização de resíduos e aposta em materiais recicláveis e reciclados, investimento em inovação e I&D, com 600 milhões de euros aplicados globalmente em 2024, bem como a proteção das pessoas e comunidades, através de projetos sociais, voluntariado e ações de sensibilização.
Mais informação sobre o Mês da Sustentabilidade da Saint-Gobain em https://go.saint-gobain.pt/mes-sustentabilidade-portais
O texto acima é da inteira responsabilidade das empresas/entidades em causa
Fonte: Press Release