O Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), membro da European Sustainable Energy Innovation Alliance (ESEIA) desde 2009, tem trabalhado em conjunto com a extensa rede de instituições académicas, centros de investigação e líderes da indústria que compõem a ESEIA. Actualmente, está a ser desenvolvido um novo projecto europeu.
“A nossa missão comum é fornecer soluções baseadas na ciência que respondam aos desafios urgentes da transição energética, ao mesmo tempo que criam valor a longo prazo para a sociedade e para a economia”, disse Teresa Ponce de Leão, presidente do conselho directivo do LNEG e vice-presidente da ESEIA, através de um comunicado. “A participação na ESEIA abriu novas oportunidades para uma cooperação com impacto a nível europeu”, acrescentou.
Actualmente, o LNEG participa em iniciativas conjuntas de investigação, programas de capacitação e projectos estratégicos alinhados com o Pacto Ecológico Europeu e o Plano SET (Plano estratégico para as tecnologias energéticas). Esta colaboração foca-se no “fortalecimento da excelência em investigação, em influenciar a política energética e no impulsionamento da implantação em larga escala de tecnologias renováveis, contribuindo para um sistema energético resiliente e de baixo carbono para todos”.
Através da sua participação, o LNEG tem contribuído para iniciativas europeias como os projectos BioEnergyTrain e Phoenix, no sentido de apoiar o desenvolvimento de soluções práticas para sistemas de energia sustentáveis.
Fotografia de destaque: © LNEG







