A Panasonic Heating & Cooling anuncia o próximo lançamento da sua gama de refrigeração comercial mais extensa e versátil até à data. Este marco reflecte o compromisso da empresa com a inovação e sustentabilidade no sector da refrigeração, após a aquisição da Area Cooling Solutions e a criação da Panasonic Cold Chain Poland (PCCPL).
A nova gama inclui duas linhas de produtos concebidas para oferecer soluções de refrigeração comercial para várias aplicações, retalho, supermercados, HoReCa, estações de serviço e câmaras frigoríficas:
- iCORE: A linha emblemática da Panasonic de unidades de condensação CO₂que representa o núcleo da tecnologia de refrigerante natural à prova de futuro. Esta gama oferece capacidades de refrigeração desde 29 kW, para aplicações de temperatura média, até 15 kW para requisitos de baixa temperatura.

- iCOOL: Uma vasta gama de soluções para A2L concebidas para satisfazer as actuais exigências do mercado. Os fluidos frigorigéneos A2L são gases com baixo potencial de aquecimento global que servem de alternativa aos HFC tradicionais, oferecendo menor inflamabilidade e toxicidade.

Com estas duas gamas, a Panasonic reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade, oferecendo soluções eficientes adaptadas às necessidades do mercado europeu. A transição para fluidos frigorigéneos mais ecológicos é uma prioridade para a empresa, que também incorpora tecnologia avançada de inversor para proporcionar poupanças de energia a longo prazo.
Um compromisso para com o crescimento europeu
Com a fábrica proposta para a PCCPL, a Panasonic acrescenta uma nova instalação na Europa, a sua quarta nesta região. Esta fábrica, com uma equipa de I&D especializada em tecnologias de refrigeração, terá ainda um centro de formação e um laboratório de refrigeração de última geração , cuja abertura está prevista para o início de 2.026. Graças à produção local e a uma cadeia de abastecimento optimizada, a fábrica permitirá prazos de entrega muito mais rápidos em toda a Europa.
Compromisso com a saúde e o ambiente
As gamas iCORE e iCOOL cumprem os regulamentos mais exigentes do mercado, como o quadro Ecodesign, que garante a eficiência energética durante todo o ano, e o regulamento F-Gas, que estabelece GWP abaixo de 150 para novos sistemas de refrigeração estacionários até 2.030. Com a disponibilidade cada vez mais restrita de HFCs na UE, as soluções da Panasonic permitem uma maior flexibilidade do sistema e uma transição suave para alternativas mais sustentáveis.
“O nosso investimento em Area Cooling e a criação da PCCPL foram impulsionados por uma visão clara: tornarmo-nos um líder europeu em refrigeração”, afirma Enrique Vilamitjana, diretor-geral de AVAC da Panasonic. “Esta gama é um primeiro passo importante na concretização da nossa visão, combinando inovação, sustentabilidade e capacidade de resposta ao mercado.
Para mais informações, visite https://www.aircon.panasonic.eu
O texto acima é da inteira responsabilidade das empresas/entidades em causa
Fonte: Press Release









