Um complexo residencial de luxo junto ao Parque da Cidade do Porto e uma nova adega e hotel inspirado no património natural e cultural da região do Vale do Douro estão entre os projectos portugueses pré-seleccionados no World Architecture Festival 2021 (WAF). Este festival é considerado o maior concurso de arquitectura do mundo e chega, pela primeira vez, a Lisboa, de 1 a 3 de Dezembro.
Arquitectos e designers de Portugal preparam-se para participar no WAF, um festival internacional de arquitectura que decorrerá este ano em regime presencial, na FIL, em Lisboa. De 1 a 3 de Dezembro, vários pensadores da arquitectura global e personalidades da indústria vão reunir-se naquele que é considerado o maior concurso de arquitectura do mundo, que contará com diversas conferências, prémios, exposições e eventos marginais.
Entre os 14 projectos de arquitectos e designers residentes em Portugal inscritos nos prémios, oito foram pré-seleccionados em oito categorias diferentes. Representados na lista de 2021 do WAF encontram-se diversos projectos, desde residenciais a educacionais, de infraestrutura, de saúde, culturais, interiores ou paisagísticos. As principais empresas de arquitectura mundial pré-seleccionadas incluem B.I.G. Arquitecture, Zaha Hadid Architects, Foster + Partners, Rafael Viñoly Architects, Grimshaw Architects e Skidmore, Owings & Merrill (SOM). Contudo, vários projectos menores também irão participar e competir contra os grandes nomes. Este ano, será também atribuído o Prémio Lisboa ao projecto de maior destaque construído na capital portuguesa.
Os arquitectos e designers por trás de cada projecto finalista irão competir pelos prémios da respectiva categoria no WAF, através de uma apresentação ao vivo para júris internacionais. No último dia do festival, os vencedores irão competir entre si pelos prémios finais de “Construção Mundial do Ano”, “Projecto Futuro do Ano”, “Interior do Ano” e “Paisagem do Ano”.
De notar que o programa de prémios recebeu mais de mil inscrições pelo terceiro ano consecutivo, num total de 612 projectos seleccionados, de 65 países. Os cinco principais países que entram este ano no WAF são a China, os EUA, Austrália, Reino Unido e Hong Kong.
“Estamos muito satisfeitos por apresentar o WAF em Lisboa após o adiamento do evento do ano passado. O interesse pelo festival é encorajador e estamos ansiosos por reforçar os nossos laços com Portugal e com a sua capital, este ano e no próximo”, diz Paul Finch, director de programa do WAF, citado em comunicado.
A lista completa dos prémios deste ano pode ser consultada aqui.