Mais de 350 mil empresas em toda a Europa serão apoiadas por uma iniciativa de financiamento da União Europeia para obterem ganhos em eficiência energética. Liderada pelo Grupo do Banco Europeu de Investimento (BEI) e apoiada pela Comissão Europeia, a iniciativa no valor de 17,5 mil milhões de euros visa ajudar as pequenas e médias empresas (PME) a reduzir as suas facturas de energia e a aumentar a sua resiliência e competitividade.
A iniciativa pretende mobilizar um investimento total superior a 65 mil milhões de euros até 2027 para poupanças energéticas por parte das PME, ajudando a colmatar uma lacuna de mercado na Europa.
O esforço de financiamento de 17,5 mil milhões de euros do Grupo BEI quase duplicará o nível actual de apoio durante o período 2025-2027. O apoio será direccionado para as medidas de eficiência energética e de descarbonização adoptadas pelas PME e utilizará uma combinação de produtos financeiros existentes e novos, incluindo instrumentos de dívida e de capital próprio.
A iniciativa foi recentemente anunciada numa conferência em Bruxelas por Dan Jørgensen, comissário europeu para a Energia e Habitação, e Nadia Calviño, presidente do Grupo BEI. No evento, foi apresentado um relatório que destaca os impulsionadores e os obstáculos aos investimentos em eficiência energética a nível europeu.
“Este é um passo significativo no apoio às empresas para reduzir os custos energéticos”, afirmou Nadia Calviño. “E, uma vez que as PME são a espinha dorsal da economia da UE, este é também um passo importante para reforçar a competitividade da Europa.”
O comissário para a Energia e Habitação também prestou declarações, dizendo que as PME “estão no centro da economia e do modo de vida da Europa. Mas investem na eficiência energética apenas metade do ritmo das empresas de maior dimensão”. Neste sentido, defende que esta iniciativa do BEI, apoiada pela Comissão, “será fundamental para colmatar o défice de investimento, simplificar o acesso ao financiamento e acelerar a implementação de soluções de eficiência energética. Com PME mais eficientes em termos energéticos, impulsionamos a nossa economia, beneficiamos o nosso clima e mantemos um ritmo cardíaco saudável nas comunidades em toda a Europa”.
Balcões únicos para PMEs
Para simplificar o acesso e o apoio às empresas, a iniciativa vai introduzir um balcão único para a eficiência energética das PME. Trata-se de um ponto de acesso único que integra toda a oferta de empréstimos intermediados do Grupo BEI, simplificando o envolvimento e acelerando a implementação.
No âmbito da nova iniciativa, o Grupo BEI irá apoiar plataformas de investimento dedicadas, trabalhando em conjunto com parceiros do sector privado, visando especificamente projectos de eficiência energética para PME. Para além de financiarem novos projectos concretos, estas plataformas irão alargar a base de investidores e atrair capital para o ecossistema de eficiência energética da Europa.
No âmbito desta iniciativa, a Comissão Europeia lançou também um grupo de trabalho específico dentro da Coligação Europeia para o Financiamento da Eficiência Energética, centrado nas PME e nas empresas de média capitalização, com o objectivo de abordar as barreiras e desenvolver soluções de financiamento adaptadas às necessidades das pequenas empresas em toda a Europa.

O apoio da Comissão Europeia irá incluir garantias orçamentais da UE e serviços de consultoria oferecidos através do programa de investimento InvestEU e do subprograma LIFE Transição para Energias Limpas.
Fotografia de destaque: © Shutterstock








