Inspirado na estrutura da pele humana, um sistema multicamadas concebido para fachadas exteriores alia design, tecnologia e sustentabilidade. Desenvolvido por um consórcio de marcas portuguesas – Perfisa, Gyptec/ Volcalis (Grupo Preceram), Amorim Cork Solutions e MAPEI Portugal -, cada parceiro é responsável pelas camadas que compõem o sistema, para uma maior rapidez de execução, elevado desempenho térmico e acústico, resistência, durabilidade e sustentabilidade.
O SKINIUM consiste num sistema constructivo com recurso a materiais que trabalham em conjunto para criar uma envolvente protectora, eficiente e adaptável: a estrutura em aço leve (Light Steel Framing – LSF), a cortiça e a lã mineral são alguns dos materiais utilizados. Esta combinação pretende garantir um ambiente interior confortável, eficiente e silencioso, ao mesmo tempo que reduz os consumos energéticos.
Todos os materiais são produzidos em Portugal, o que, segundo o consórcio, “reforça o compromisso com práticas sustentáveis e com a promoção da indústria nacional”. No final do ciclo de vida do edifício, é garantido que os materiais utilizados podem ser facilmente reciclados, assegurando uma abordagem circular à construção.
Compatível com métodos de construção modernos, como a pré-fabricação e a construção modular, o sistema SKINIUM defende uma maior precisão na execução, menor desperdício de recursos e maior rapidez na entrega das obras. A sua leveza e facilidade de montagem faz com que seja indicado para projectos industrializados, nos quais o tempo e a eficiência são determinantes.
Relativamente ao design e à estética, o sistema apresenta quatro soluções com diferentes acabamentos exteriores: duas com reboco colorido e duas com aglomerado de cortiça expandida à vista, para uma personalização adaptada a diversos contextos arquitectónicos.
A apresentação oficial do sistema teve lugar no dia 10 de Abril, no Auditório SKINIUM da FIL – Feira Internacional de Lisboa, construído com o próprio sistema. Na mesma ocasião, o SKINIUM foi distinguido com uma Menção Honrosa nos Prémios Inovação Tektónica 2025, na categoria de “Novos Processos Construtivos”.








