Com o objectivo de melhorar a gestão da energia em edifícios públicos a nível transnacional, o projecto SISMA PLUS oferece aos municípios da região mediterrânica uma ferramenta de apoio à decisão para investimentos de eficiência energética. Em Portugal, a ferramenta SET – Subsidy Evaluation Tool tem estado a ser promovida pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida.

A ENA, em parceria com cinco parceiros internacionais, esteve envolvida, durante um ano e meio, no projecto europeu SISMA PLUS, no âmbito do qual foi desenvolvida a ferramenta SET. Este instrumento, completamente gratuito, em oito idiomas e adaptável a diferentes realidades locais, “fornece uma avaliação energética e financeira das medidas de eficiência energética”, refere a ENA, em comunicado.

Como tal, e de acordo com a entidade, a ferramenta SET ajuda na avaliação da viabilidade dos investimentos de requalificação energética de edifícios públicos. Permite ainda “optimizar investimentos com longos períodos de retorno e riscos a longo prazo, típicos em processos de renovação profunda de edifícios”, acrescenta.

Sublinhando o potencial da ferramenta para a minimização do financiamento público necessário e para a maximização da poupança nestes processos de reabilitação, a ENA realizou, no mês de Junho, uma sessão de formação junto de entidades locais. Neste encontro, a promotora aproveitou ainda para testar a ferramenta SET numa dezena de edifícios públicos portugueses.

Financiado pelo programa INTERREG MED, o projecto SISMA PLUS esteve a decorrer desde Fevereiro do ano passado, até agora, visando a capacitação dos municípios para o planeamento e priorização de intervenções de reabilitação em edifícios públicos. Com o objectivo de disseminar esta ajuda, a ENA apresentou ainda a ferramenta, no mês passado, durante a Assembleia Geral da Associação das Agências de Energia e Ambiente – Rede Nacional.