Iniciado há cinco anos, o projecto REV@CONSTRUCTION tem estado a ser desenvolvido por um conjunto de actores da indústria e da academia ligadas à área de Arquitectura, Engenharia e Construção (AEC), sob a liderança da Teixeira Duarte, com o objectivo de acelerar a transição digital e, assim, a competitividade do sector. “É um projecto verdadeiramente mobilizador”, que vai fornecer ferramentas e promover iniciativas para efectivar esta mudança, refere João Neves Moutinho, Business Director & Internationalization do BUILT CoLAB, que adianta também à Edifícios e Energia que o projecto deverá terminar neste mês. 

Digital Construction Revolution – REV@CONSTRUCTION é como se chama este projecto que promete focar-se no desenvolvimento e na disseminação de soluções digitais para tornar as empresas do sector AEC mais competitivas. “O objectivo é promover um aumento de produtividade, competitividade e crescimento sustentável do sector, desde as fases de design e construção, até à fase de exploração, e criar, assim, as bases para a inovação, atraindo novas empresas e possibilitando que novos modelos de negócio surjam no futuro”, lê-se na página digital da iniciativa.

Segundo João Neves Moutinho, Business Director & Internationalization do BUILT CoLAB, um laboratório colaborativo para promover a dupla transição (ecológica e digital) no ambiente construído, o REV@CONSTRUCTION vai disponibilizar um conjunto de ferramentas “importantíssimas para digitalizar a construção, para disponibilizar uma economia de dados e para criar uma série de demonstradores e de living labs que irão permitir inspirar outras empresas a fazer essa transição digital“. 

Em particular, o projecto propõe-se a criar plataformas integradas e aplicações distintas para atingir diferentes objetivos, nomeadamente disponibilizar informações e serviços base para a preparação de projectos BIM, acelerar a implementação de digital twins ou apoiar gestores e outros agentes a gerir activos e os materiais nas últimas fases do ciclo de vida. O REV@CONSTRUCTION pretende ainda lançar dois living labs, ou demonstradores, para validar as soluções desenvolvidas durante o projecto.

“É um projecto verdadeiramente mobilizador, o maior que já existiu na construção em Portugal”, sublinha João Moutinho, acrescentando que a iniciativa prevê ganhar eficiências e contribuir para a resolução do problema de competitividade das empresas de construção portuguesas e que o projecto “inclui coisas que contribuem para aquilo que é o quadro legislativo actual para a adopção de BIM [que está a ser preparado pelo Governo]”. “Estamos, neste momento, a terminar a apresentação desses desenvolvimentos”, esperando-se a finalização neste mês de Junho.

Além do BUILT CoLAB e da Teixeira Duarte, o projecto REV@CONSTRUCTION, com 8,5 milhões de euros, conta ainda com os seguintes parceiros: 3Maps, A400, Adão da Fonseca, BIMMS, Casais, CobaPortugal, Cluster Portugal Mineral Resources, Engexpor, INESC TEC, Infraestruturas de Portugal, Instituto da Construção, IPQ, ISEL, LNEC, Mota-Engil, IST, Universidade do Minho, FEUP.