O Alentejo e a Estremadura espanhola vão unir forças para promover a eficiência energética transfronteiriça através do projecto Transcom-Euroace. Dezembro de 2026 é o prazo previsto de execução desta iniciativa, que terá um investimento de mais de 2 milhões de euros.
Na génese deste projecto está a criação de uma rede transfronteiriça de comunidades energéticas locais na zona Euroace – constituída pelas regiões do Alentejo e Centro de Portugal e pela Comunidade Autónoma da Estremadura. Será desenvolvido um Serviço de Aconselhamento Comunitário Transfronteiriço para que exista um sistema que apoie quem esteja interessado na criação e desenvolvimento de comunidades energéticas que envolvam governos locais, cidadãos e pequenas e médias empresas.
Ainda no âmbito do projecto foram propostos estudos e investigações conjuntas que atuem na otimização da gestão energética dos serviços prestados, na análise de padrões de consumo e de possíveis melhorias. A informação obtida será direcionada para os principais intervenientes no processo através de eventos transfronteiriços de divulgação, formação e sensibilização.
Financiado pelo programa Interreg VA España-Portugal (POCTEP), que promove iniciativas de cooperação transfronteiriça com o apoio da União Europeia, este projecto terá um orçamento de cerca de 2.3 milhões de euros e o prazo de execução terminará em Dezembro de 2026.
O município de Portalegre foi palco do segundo encontro presencial do Transcom-Euroace. No site da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) é referido que na reunião foram apresentadas “características relevantes do programa POCTEP, com especial ênfase nas questões financeiras, foi avaliado o estado de progresso pelos coordenadores e apresentada a imagem institucional do projecto”. Houve ainda espaço para que os vários parceiros pudessem expor “a sua situação atual, dificuldades e dúvidas em relação às atividades em curso, bem como propostas para os próximos trabalhos a serem realizados”.
A coordenação do projecto está a cargo da Agencia Extremeña de la Energia (Agenex), que conta com a participação de várias entidades: a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), do Alentejo Central (CIMAC), do Baixo Alentejo (CIMBAL) e da Beira Baixa (CIMBB), assim como da Federação dos Municípios e Províncias da Estremadura (FEMPEX), do Conselho Provincial de Cáceres, do Conselho de Badajoz – através da sua Área de Transição Ecológica – do Conselho Geral Direções de Cooperativas e Economia Social, e de Desenvolvimento Rural do Governo da Estremadura. Conta também com o apoio das Universidades da Estremadura e de Évora e da Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo (AREANATejo).
O projecto Transcom-Euroace enquadra-se no objectivo político da União Europeia de uma Europa em transição para uma economia resiliente e com zero carbono. “A criação e desenvolvimento de comunidades de energia renovável vai envolver autoridades locais, cidadãos e empresas, contribuindo assim para uma transição energética justa e inclusiva”, finaliza a CIMAC.
Fotografia de destaque: © Shutterstock