A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (FCT-NOVA) está a preparar mais uma edição do Curso de Pós-Graduação em Construção e Reabilitação Sustentável. As inscrições decorrem até 15 de Outubro.
Com o início das aulas agendado para 13 de Janeiro do próximo ano, esta é a quinta edição do Curso de Pós-Graduação em Construção e Reabilitação Sustentável, promovido pela FCT-NOVA, e que terminará a 24 de Junho de 2023, culminando, depois, na apresentação de um trabalho final. Com um número máximo de 25 alunos, os interessados poderão inscrever-se no sítio on-line da faculdade até 15 de Outubro, sendo que as aulas decorrem no regime pós-laboral, às sextas-feiras e sábados.
Atendendo ao dinamismo actual das actividades da nova construção e da reabilitação urbana e à consequente necessidade de competências na promoção da sustentabilidade no sector, o curso tem como objectivo “dotar os seus formandos de conhecimento técnico e científico associado, entre outros, aos conceitos de ecoeficiência da construção e economia circular, incluindo a gestão dos resíduos de construção e demolição, aos materiais de construção com baixa energia incorporada e às tecnologias de construção e reabilitação ecoeficientes”, explica a instituição de ensino superior. “Aspectos relacionados com a qualidade do espaço exterior e como esse espaço pode ser adaptado às vivências sociais, incluindo técnicas de gestão do espaço público envolvente ao edifício (a rua e o bairro)”, farão também parte dos temas abordados.
O curso é direccionado a licenciados ou mestre em Engenharia Civil, Arquitectura, Engenharia Geológica, Conservação e Restauro, Engenharia de Ambiente, entre outras especialidades afins, com grau conferido por instituições de ensino superior reconhecidas, mas pode também ser frequentado por alunos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido, pela Comissão Científica do Curso, como atestando capacidade para realização desta formação. As propinas têm o valor de 1 950 euros, havendo condições especiais para os ex-alunos da FCT e também para os membros efectivos da Ordem dos Engenheiros, para os quais o valor a pagar é de 1 755 euros.