A iniciativa Porto Solar instalou 2 300 painéis fotovoltaicos nas coberturas de edifícios municipais, que ocupam uma área de mais de 5 200 metros quadrados. As escolas básicas foram a prioridade do programa. 

Há 29 edifícios no Porto que já podem usufruir da própria energia que produzem a partir da luz solar. São eles os edifícios da Polícia Municipal, do Regimento de Sapadores Bombeiros, das Oficinas do Carvalhido, do Viveiro Municipal e de 25 estabelecimentos de ensino.  

Instalados nas coberturas, os 2 300 painéis fotovoltaicos vão permitir, numa primeira fase, “reduzir em cerca de 30% a dependência da rede eléctrica”, refere a autarquia em comunicado. A médio prazo, espera-se que a percentagem possa aumentar após a implementação de autoconsumos colectivos. A ideia será integrar outras instalações municipais de proximidade e partilhar a energia para optimizar os excedentes da energia renovável produzida. 

A área total coberta por estes módulos fotovoltaicos ultrapassa os 5.200 metros quadrados, o equivalente a um Pavilhão Rosa Mota revestido com estes equipamentos e o projecto representou um investimento de 722 mil euros. 

No sentido de sensibilizar os mais jovens para as energias renováveis de uma forma lúdica, vai ser promovida uma acção junto das escolas abrangidas pelo programa Porto Solar. “Através de ecrãs colocados à entrada de cada escola, será possível observar, em tempo real, os valores de consumo e produção de energia na respectiva instituição de ensino e, ao mesmo tempo, comparar consumos entre escolas, promovendo, assim, a realização de competições amigáveis, que incentivam a uma maior consciência ambiental e à adopção de comportamentos mais sustentáveis”, lê-se no comunicado. 

O sistema vai também apresentar comparativos que sejam compreendidos pelos pequenos, como por exemplo, quanto tempo de desenhos animados seria possível assistir na televisão com a energia que a escola está a produzir naquele dia. 

A Agência de Energia do Porto, que desenvolveu os estudos de potencial fotovoltaico e acompanhou a implementação do projecto, ficará agora responsável pela análise dos indicadores de produção. 

Fotografia de destaque: © Shutterstock