Pela primeira vez, há um documento que reúne recomendações para aumentar a sustentabilidade dos painéis solares e, sobretudo, que indica o que fazer quando os equipamentos deixam de ser eficientes.

O End-of-Life Management: Best Practice Guidelines foi divulgado a 23 de janeiro e é da responsabilidade da SolarPower Europe

O guia, que contou com o contributo de 30 especialistas, explica como desactivar e substituir os painéis solares, além de reunir a legislação europeia e as ferramentas que as empresas do sector têm à disposição para cumprir todos os requisitos necessários na área.

Saber o que fazer a um equipamento quando o seu ciclo de vida está a terminar é cada vez mais essencial, sobretudo já que a Europa tem uma rede enorme de painéis solares espalhados pelo seu território. Não basta aumentar o número, é igualmente preciso garantir instalações de qualidade e manutenção a longo prazo para que as necessidades energéticas e as metas traçadas possam ser cumpridas.

Procura por painéis solares aumenta

O sector mantém-se em crescimento, com 2023 a registar um valor recorde de 56 GW em instalações de painéis solares na Europa, o equivalente a 17 milhões de casas e 40% mais do que no ano anterior.

Este ano, o aumento deve situar-se nos 11%, representando 62 GW, revela um relatório publicado em dezembro de 2023.