Saber mais sobre o mundo da energia e perceber qual o caminho para uma vida mais sustentável. É isso que um novo protocolo celebrado entre a ADENE (Agência para a Energia) e a APE (Associção Portuguesa da Energia) quer oferecer aos cidadãos.
O objectivo é implementar as iniciativas que se inserem na Rota da Energia, que promove a literacia energética através de sessões de informação, sensibilização e formação em diversos locais e dirigidas a grupos específicos.
As sessões para os cidadãos podem ser presenciais ou online e duram entre 45 minutos e uma hora. Pretendem aumentar o nível de conhecimento, contribuindo para decisões mais informadas e sustentáveis. Assim, os temas discutidos vão desde a factura de electricidade (baixa tensão) às medidas de eficiência energética e hídrica com investimento (aquisição de janelas eficientes, isolamento ou sistemas renováveis), passando pela produção descentralizada (autoconsumo e comunidades de energia renovável).
Nas escolas, a ideia é despertar o interesse dos alunos relativamente à transição energética e promover a acção climática individual e colectiva. Durante 45 minutos (a duração de cada sessão) são abordados tópicos como fontes e formas de energia, os consumos escondidos nas nossas casas e medidas de poupança energética. No final, há tempo para um quiz.
Existem ainda módulos pensados para empresas, tendo os colaboradores como público-alvo para falar dos temas já mencionados, mas também dos consumos no escritório. E, por fim, sessões direccionadas a técnicos municipais que estejam envolvidos na gestão de energia nos edifícios de serviço.
Quem estiver interessado, em qualquer uma das vertentes, pode preencher um formulário online para receber a Rota da Energia.