As datas estão marcadas: a 13 e 14 de Março, a capital portuguesa recebe a conferência Procura+, que este ano estará focada no papel dos contratos e aquisições públicas ecológicas, sociais, inovadoras e circulares, essenciais na transformação das sociedades europeias, nomeadamente no que toca à transição energética.
No Centro de Congressos de Lisboa serão apresentadas boas práticas e abordagens para compras em sectores-chave de produtos e serviços, como edifícios, construção, energia, biodiversidade, alimentação e catering, ICT (Information and Communication Technology, ou seja, Tecnologia da Informação e da Comunicação) mobilidade e têxteis.
Esta 11.ª edição terá como oradores Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa; Katrin Stjernfeldt Jammeh, presidente da Câmara Municipal de Malmö (Suécia), que é também presidente da rede Procura+; Janez Potocnik, co-presidente; Paul Louis Iske, do Insitute for Brilliant Failures (Instituto de Falhanços Brilhantes); Harriët Tiemens, membro do comité executivo regional do ICLEI Europa e directora da Região Metropolitana Verde de Arnhem-Nijmegen (Países Baixos); Ivo Locatell e Bertrand Wert, representantes da Comissão Europeia; entre outros.
Durante dois dias haverá sessões de esclarecimento e oportunidades para estabelecer contactos entre participantes. Além disso, no Market Lounge serão abordados tópicos variados, que irão da descarbonização ao diálogo com fornecedores, passando pela economia social.
A conferência Procura+ tem sido um dos eventos mais importantes do ICLEI (International Council for Local Environmental Initiatives, ou Conselho Internacional para as Iniciativas Ambientais Locais), focando-se em políticas de contratos públicos sustentáveis, circulares e inovadores. Os temas são dirigidos aos participantes que querem implementar práticas de aquisição de alta qualidade, juntando-as às mais recentes informações profissionais, conselhos e oportunidades de networking.
Estas iniciativas analisam ainda o papel dos contratos públicos no domínio da Inteligência Artificial, o acesso das PME (Pequenas e Médias Empresas) aos mercados, start-ups e empresas sociais, tecnologia, digitalização, cálculo do custo do ciclo de vida, monitorização, profissionalização, cidades inteligentes, responsabilidade social e gestão da cadeia de abastecimento.
A edição deste ano é uma parceria entre o ICLEI e a autarquia de Lisboa, com apoio de Rijkswaterstaat, entidade responsável pelas infraestruturas principais neerlandesas.
É possível fazer o registo para a Procura+ 2024 no site oficial.