Depois de dois anos de interregno forçado, as Jornadas da Climatização voltaram em força e com casa cheia. Já tínhamos saudades de ver e ouvir os “nossos” especialistas e de nos encontrarmos neste espaço de reflexão e conhecimento que é o Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros (OE). As intervenções foram “muito boas”, como reforçou Hélder Gonçalves, investigador do Laboratório Nacional de Energia e Geologia – LNEG, no final da manhã, na altura do debate.
Isabel Sarmento, a anfitriã desta edição como Coordenadora da Especialização, está de parabéns! O pontapé de saída está dado e esperamos recuperar os dois anos perdidos. A “Renovação Energeticamente Eficiente de Edifícios Existentes” foi o tema central deste encontro marcado pela homenagem feita a Serafin Graña em forma de agradecimento pela sua dedicação ao sector e à OE. “A OE reconhece e agradece a liderança do Eng.º Serafin Graña na coordenação da Especialização em Engenharia de Climatização desde 2013 até 2022, e todo o empenho e dinamismo que imprimiu à Especialização de onde resultou uma relevante evolução para o sector de AVAC em Portugal.” Serafin Graña recebeu o título da OE em 2022 e integrou a Comissão de Especialização em 2007. Antes de 2013, a OE contou com Luís Malheiro como coordenador da Especialização entre 1999 e 2007, a quem se seguiu Eduardo Maldonado, de 2007 a 2013.
Para além de um dos maiores especialistas em climatização do nosso sector, Serafin Graña é uma pessoa muito acarinhada e reconhecida por todo o sector. Autor residente na nossa revista, este engenheiro conta com currículo notável na nossa área. Uma homenagem merecida e incontornável!
A Comissão de Especialização em Engenharia de Climatização da OE, em colaboração com a secção nacional da REHVA, e o capítulo português da ASHRAE, representado por Eduardo Maldonado, retomou, assim, o evento, que, ao longo das últimas duas décadas, tem feito parte da agenda dos profissionais da climatização nacional. O programa contou com intervenções de vários especialistas nacionais do sector e ainda a participação internacional de Johann Zirngibl, vice-presidente da REHVA.
“Uma visão global para a eficiência energética na edificação” foi o tema trazido por Luís Malheiro da parte da manhã, numa apresentação sobre as dificuldades e as boas práticas na vertente do projecto e, sobretudo, um olhar sobre a importância desta “disciplina” no processo de construção e operação dos edifícios. Nuno Simões, do Itecons, trouxe-nos a questão da envolvente e lembrou-nos que a térmica é importante, mas “não só”. Francisco Craveiro e José Luís Alexandre fecharam a manhã com os temas das “Auditorias Energéticas – o primeiro passo para a reabilitação dos sistemas” e as “Tecnologias emergentes nos sistemas AVAC”, respectivamente. Da parte da tarde, com a moderação de Hugo Delgado da Carrier, destaque para a presentação do Manual da Rehva n.º 32, “O Sistema de Certificação Energética – Perspectiva Presente e Futura”, por parte da ADENE (Paulo Santos).