Depois de, em Agosto, ter anunciado uma edição mista – conjugando palcos físicos e digitais -, a feira bianual dos sectores de AVAC, água e energia de Frankfurt viu-se obrigada, perante as actuais restrições de viagem, a apresentar uma programação renovada e exclusivamente virtual. De 22 a 26 de Março, a ISH 2021 não vai apresentar o habitual espaço de exposição física, mas vai promover, através da sua plataforma digital, “elementos de interacção” em tempo real entre visitantes da feira e empresas do sector.
Anteriormente prevista como uma edição que iria apresentar tanto palco físico como virtual, a organização do encontro internacional de AVAC decidiu, “em resultado do curso da pandemia”, abandonar os habituais espaços físicos de exposição na Feira de Frankfurt, prometendo, agora, “renovar” o calendário do encontro de modo a colocar o “foco em novas sinergias e ofertas digitais”. Esta alteração, comunicada em nota de imprensa na passada terça-feira, permite “tempo suficiente para que todos os participantes planeiem uma presença digital atractiva” e é a resposta dos patrocinadores da feira internacional à tendência crescente das “taxas de infecção por covid-19” e ao “concomitante apertar das restrições de viagem”. “Todos” os expositores, incluindo aqueles que apenas iriam marcar presença na edição física da ISH 2021, passam a ter garantida a possibilidade de participação no formato exclusivamente digital do encontro do próximo ano.
Assim, entre os dias 22 e 26 de Março de 2021, a ISH vai apresentar-se pela primeira vez enquanto “evento puramente digital”, prevendo, para isso, a disponibilização de funcionalidades como a realização de apresentações digitais e a transmissão em directo de apresentações de produto e painéis de discussão. A plataforma digital na qual o evento vai decorrer irá, ainda, permitir a ligação dos visitantes da feira às empresas do sector através de “elementos de interacção” em tempo real, de forma individual ou em grupo, recorrendo, por exemplo, a vídeo-chamadas.
Na edição de 2021 da ISH, as atenções devem estar voltadas para o Pacto Ecológico Europeu, que tem como pilar a Renovation Wave, a iniciativa de renovação do parque edificado que pretende alavancar a reabilitação energética total dos edifícios europeus até 2050, altura em que a Europa pretende alcançar a neutralidade carbónica. Segundo o sítio web da feira, a automação de edifícios será outro dos temas em destaque.