Fernando de Almeida Santos foi, este domingo, eleito como o próximo bastonário da Ordem dos Engenheiros (OE) para o triénio 2022-2025. Os resultados eleitorais confirmaram também o nome de Isabel Sarmento como a próxima coordenadora da especialização de Engenharia de Climatização.

As votações para os órgãos nacionais, regionais e locais da OE decorreram entre os dias 2 e 12 de Fevereiro, em formato electrónico, e ainda presencialmente no passado domingo. Os resultados foram conhecidos ao final do dia 12, com a vitória do candidato da lista A, que venceu com 54,4 % dos votos, contra 45,6% dos votos de Fernando Branco, que representava a lista B. A tomada de posse tem lugar no próximo dia 12 de Março.

Fernando de Almeida Santos

Fernando de Almeida Santos foi eleito bastonário da Ordem dos Engenheiros para o triénio 2022-2025.

Na especialização de Engenharia de Climatização, a candidatura da lista B era a única a votação, sendo que Isabel Sarmento recolheu 30 votos a nível nacional, de um total de 43. Os restantes 13 foram registados como votos em branco. Recorde-se que a candidatura apresentada pela lista A para esta comissão e que propunha António Bordalo para o cargo foi excluída pela Comissão Eleitoral Nacional (CEN) por não cumprir com o n.º 2 do Artigo 7.º da Lei n.º 26/2019, de 28 de Março, que se refere à igualdade e paridade de género.

A acompanhar a nova coordenadora, vão estar Adélio Gaspar, como coordenador adjunto, e Maria Luísa do Vale, Bruno Sacramento e Hugo Delgado, enquanto vogais.

“A Comissão de Especialização de Engenharia de Climatização obteve uma larga base de apoio nestas eleições (70% dos votos) o que vai, totalmente, ao encontro da meta que tínhamos estabelecido para legitimar a nossa missão, já que, o vencermos as eleições era algo inevitável, face à conjuntura criada. Apesar de não termos integrado a lista vencedora do candidato a Bastonário, o Sr. Eng. Fernando Almeida Santos, a quem felicito, estou convicta que tal não será um constrangimento à tarefa da Comissão, pois a motivação de todos é contribuir para mais e melhor Engenharia”, admitiu Isabel Sarmento, em reacção aos resultados.

Quem é Isabel Sarmento?

Isabel Sarmento é licenciada em Engenharia Mecânica, na Opção de Fluidos e Calor, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e, desde 2001, que é especialista em Climatização (OE) e na área de Electricidade e Energia – Climatização (Instituto Politécnico do Porto).

Em termos profissionais, iniciou a sua carreia nas áreas de eficiência energética em edifícios e projecto de climatização – actividades que mantém nos dias de hoje, a par da consultadoria, sendo ainda Perito Qualificado (I e II) desde 2007.

Isabel Sarmento.

Foi em 2009 que iniciou a sua actividade como docente no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), no curso de Engenharia Mecânica (nos 1.º e 2.º ciclos) e no Mestrado de Energias Sustentáveis, no qual é a responsável pelas unidades curriculares de Projecto, Projecto/Estágio e Climatização.

A isto, Isabel Sarmento acumula ainda os cargos de sub-directora do Mestrado em Engenharia Mecânica, directora da Pós-Graduação de Eficiência Energética dos Edifícios, e, fora da academia, de presidente do Chapter Portugal da ASHRAE.

Em declarações à Edifícios e Energia no início de Fevereiro, a especialista partilhou quais as prioridades identificadas para o mandato que agora se confirma. Entre as intenções, estão a vontade de retomar as Jornadas de Climatização, aumentar o número de especialistas, manter uma ligação de proximidade com a REHVA e ASHRAE, e ainda promover o diálogo de cooperação com a ADENE – Agência para a Energia e a direcção-geral de Energia e Geologia (DGEG).

Outros resultados

Além de Fernando Santos, eleito bastonário, e de Isabel Sarmento, escolhida como coordenadora de Engenharia da Climatização, estas eleições têm mais nomes vencedores. A nível nacional, Lídia Santiago e Jorge Liça assumem a vice-presidência da OE.

A Região Norte elegeu para presidente Bento Aires (lista RA), enquanto, ao Centro, a vitória coube a Isabel Lança (lista RA) e, a Sul, a Luís Machado (lista RB). Teresa Soares Costa e José Miguel Branco (RA) foram os candidatos eleitos nos órgãos dos Açores e da Madeira, respectivamente.

No total, segundo a OE, foram apurados 10 643 votos, dos quais 10 234 foram submetidos no formato electrónico, 304 presencial e 105 por correspondência.