O inquérito pretende apurar informações das comunidades de energia na Europa com o objectivo de construir uma base de dados. O prazo para responder ao inquérito termina a 31 de Agosto. 

Para além dos 27 Estados-Membro da União Europeia, também as comunidades de energia renovável (CER) dos países da Associação Europeia de Comércio Livre – Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça são convidadas a participar no inquérito de mapeamento de comunidades lançado pelo projecto de investigação europeu TANDEM (Análise Territorial dos Mercados Descentralizados de Energia).  

Depois de os resultados serem apurados, o objectivo consiste em examinar os contextos em que surgem as CER e de que forma estas funcionam. Para além disso, o inquérito pretende desenvolver recomendações políticas, no sentido de reforçar a adopção e eficácia das comunidades de energia. 

Para que estes objectivos sejam atingidos, a REScoop.eu, Federação Europeia de Cooperativas de Energia Renovável, refere no seu site que é “crucial resolver o problema da ‘fadiga dos inquéritos’ causada pela proliferação de diferentes projectos de cartografia. O projeto TANDEM reúne, assim, todos os grandes esforços de cartografia anteriores (por exemplo, a base de dados COMETS) numa única base de dados, a mais completa até à data”. 

A REScoop.eu acrescenta que serão criadas sinergias com as iniciativas de levantamento já existentes e que os resultados servirão também como a base para os futuros mapeamentos das CER: “os dados do inquérito serão também utilizados para desenvolver recomendações políticas de base regional sobre a forma de eliminar obstáculos e criar quadros favoráveis às comunidades de energia em toda a Europa, incluindo uma análise dos factores que contribuem para a inclusão social e a sustentabilidade económica das comunidades de energia”. 

O inquérito é composto por oito secções: dados básicos, actividades e resultados, governação, inclusão social, serviços recebidos, financiamento e apoio, práticas locais e informações pessoais. Todas as CER europeias são incentivadas a preencher o inquérito, que estará disponível até 31 de Agosto.

Fotografia de destaque: © Shutterstock