A Comissão Europeia estendeu o prazo para a participação na consulta para o design do certificado Smart Readiness Indicator (SRI). Até dia 30 de Abril, os stakeholders interessados poderão preencher o inquérito on-line.

Na newsletter do SRI de Março, a Comissão Europeia (CE) anunciou o prolongamento do prazo para completar o inquérito, aqui, sobre o design do certificado SRI. “Inputs adicionais ainda são bem-vindos, em particular de gerentes de instalações, de peritos em certificação energética e no sector AVAC ou de agentes estatais”, refere a autoridade. 

Abril é, então, agora o último mês para a submissão on-line de sugestões e comentários a propósito dos conceitos de design propostos para o certificado SRI, avaliando aspectos desde a aparência, disposição e legibilidade a nível gráfico, até à informação a incluir e à melhor forma de divulgar o SRI. O objectivo, diz a CE, é apoiar os Estados-membros a desenharem certificados SRI que sejam eficientes na comunicação de resultados para que possam ser implementados, estimulando a “inovação tecnológica no sector da construção” e incentivando a “integração de tecnologias inteligentes em edifícios para beneficiar os ocupantes e o ambiente”.

Introduzido em 2018 pela revisão da Directiva Europeia para o Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD) e pelos regulamentos posteriores, o SRI avalia a capacidade dos edifícios acolher serviços inteligentes para optimizar a eficiência energética e adaptar o edifício às necessidades dos ocupantes, aos sinais do ambiente externo, incluindo grids energéticas, e às condições de operação dos sistemas técnicos de aquecimento, iluminação, ventilação, entre outros. 

Actualmente, está accionada uma fase de implementação opcional do certificado SRI nos países da União Europeia. Quatro países – Áustria, Chéquia, Dinamarca e França – estão já a testá-lo, com o apoio técnico de parceiros locais e da equipa de apoio do SRI. A CE convida, assim também, outros Estados-membros a adoptarem o SRI nos seus territórios.

Entre as novidades do mês relativas ao SRI, a CE informa também que estão disponíveis uma nova ficha técnica sobre o SRI, com duas páginas, e o inquérito SmartBuilt4EU sobre quais devem ser as prioridades em Research & Innovation no âmbito dos edifícios inteligentes.