Chama-se Smart PV Community e é mais um passo da gigante chinesa Huawei no mercado da energia solar fotovoltaica. Trata-se de uma plataforma digital, disponível gratuitamente, que pretende ser uma ferramenta de partilha de conhecimento para os players do segmento fotovoltaico e ajudar na “transformação digital” desta indústria.
Na plataforma, é possível encontrar informações, inputs estratégicos e tendências dirigidos ao mercado do solar fotovoltaico, no qual a empresa chinesa está a actuar em Portugal desde o último trimestre de 2019, através da sua área de negócio Huawei FusionSolar. A disseminação de informação “além-fronteiras” é uma das finalidades da plataforma, na qual será possível encontrar ideias de especialistas sobre as últimas tendências do sector, formações on-line e off-line que dão recompensas, exemplos de projectos de soluções técnicas para utilização em utility-scale e nos sectores comercial, industrial, residencial e outros.
Para os parceiros instaladores, a Huawei disponibiliza ainda ferramentas de marketing, tais como vídeos de casos práticos de todo o mundo, folhetos ou outras animações. Ao apostar na proximidade com os agentes do mercado, a empresa tecnológica ambiciona “potenciar e beneficiar os talentos no universo fotovoltaico digital e, assim, permitir que mais pessoas desfrutem de formação gratuita e de alta qualidade”.
Com este portal, a Huawei diz querer mais do que criar uma comunidade à volta da energia solar, pretendendo também “tornar a exploração de energia fotovoltaica inteligente acessível a todos”. Para além disso, a plataforma visa a criação de talentos que “se pretende que venham a ser introduzidos no sector, de forma a acelerar as aplicações fotovoltaicas inteligentes em todo o mundo”, lê-se em comunicado da Huawei. Ao aprofundar a colaboração entre a Huawei e os stakeholders, a empresa espera ainda que a Smart PV Community ajude “estimular a transformação digital da indústria solar”.
A plataforma está disponível em vários idiomas, incluindo o português (BR).