Reduzir o impacto ambiental que as habitações têm no planeta e torná-las mais saudáveis para os seus ocupantes. Estes são os objectivos da Healthy Homes Design Competition 2022, um concurso que desafia estudantes e jovens profissionais de arquitectura ou engenharia a identificar soluções para a concretização de casas mais saudáveis, levado a cabo pela REHVA, juntamente com o VELUX Group, o principal parceiro e patrocinador da iniciativa. Pretende-se que os jovens apresentem projectos com foco na saúde das pessoas e soluções para a climatização e qualidade do ambiente interior.

As inscrições para o concurso abrem a 1 de Junho, com a submissão dos projectos a decorrer entre 1 de Setembro e 1 de Fevereiro de 2022. Após a avaliação dos projectos submetidos, seis nomeados são anunciados no início de Abril do próximo ano e apresentados a 17 de Maio, durante a conferência CLIMA 2022, seguindo-se, a 18, o anúncio das duas equipas vencedoras.

Um júri internacional analisará a investigação e documentação do projecto, a forma como este aborda os desafios contemporâneos e futuros, o nível de experimentação e inovação, a acessibilidade e replicabilidade, mas também a apresentação gráfica.

O concurso está aberto a todos os países membros da REHVA com o júri a nomear três membros em duas categorias. No fim, as duas equipas vencedoras levarão para casa cinco mil euros.