Foi lançada no ano passado, no âmbito do projecto de ciência aberta e cidadã GRECO – Fostering a New Generation of European Photovoltaic Society through Open Science, e tem como objectivo registar as várias instalações fotovoltaicas espalhadas pela Europa, construindo e agregando uma comunidade de investigadores e proprietários na área da energia solar. A aplicação Generation Solar está disponível nas duas principais plataformas – Android e IOS – e tem a particularidade de convidar os cidadãos a registar todas as instalações solares que conheçam.
Os registos ficam centralizados numa única plataforma, permitindo saber o “estado” da energia solar fotovoltaica na Europa. Ou seja, quantas e onde estão instaladas as várias instalações fotovoltaicas. Adicionalmente, e com esta iniciativa, o projecto GRECO pretende “promover a consciência sobre a energia fotovoltaica na sociedade”. Mas a aplicação vai mais além do que o “simples” registo: com o crescimento da comunidade, a ideia é que esta possibilite que os utilizadores e proprietários destas instalações possam “trocar informações e ver respondidas algumas das suas dúvidas sobre o funcionamento destes equipamentos, além de poderem aceder a informação estatística exclusiva para utilizadores registados”. A afirmação é de Luís Fialho, investigador da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ), entidade que promove o projecto em Portugal.
Os dados até agora recolhidos indicam que os portugueses são os mais participativos no que concerne à Generation Solar. No total, até agora, estão já registadas 132 instalações fotovoltaicas, em diversos países da Europa, como Espanha, Alemanha ou Bulgária. Através da plataforma é possível ver não só a localização da instalação, mas também aceder a informações como o proprietário, a capacidade instalada, a área e a capacidade do inversor. Há informações mais detalhadas mas só estão disponíveis aos utilizadores registados.
O GRECO é um projecto multinacional, apoiado pelo programa Horizonte 2020, da Comissão Europeia, com a subvenção nº 787289, que conta com a participação da CER-UÉ, cujo principal objectivo é promover a aplicação da Ciência Aberta e Investigação e Inovação Responsável (RRI, sigla em inglês) a um projecto de investigação no sector fotovoltaico.