A multinacional japonesa Toshiba e a norte-americana Carrier anunciaram, no final de Janeiro, a abertura de uma nova fábrica  na Europa para fazer face ao aumento da procura por bombas de calor e equipamentos de ar condicionado. A abertura da unidade produtiva representa um investimento de 24 milhões de euros e vai permitir ao consórcio o estabelecimento de uma presença produtiva no continente europeu.

A Toshiba Carrier, que resulta do consórcio entre as empresas japonesa e norte-americana, anunciaram, no passado dia 21 de Janeiro, a abertura de uma nova fábrica para a produção de equipamento de ar condicionado e para o desenvolvimento tecnológico de bombas de calor. A operação da nova unidade produtiva e de inovação, situada na cidade polaca de Gniezno, deve ter início no final do ano.

A abertura da fábrica resulta de um investimento de 24 milhões de euros (21 milhões de libras) e permite ao consórcio estabelecer uma presença produtiva no continente europeu, fazendo face ao aumento da procura por bombas de calor e equipamentos de ar condicionado energeticamente eficientes.

Em nota de imprensa, o consórcio Toshiba Carrier afirma que a abertura da nova fábrica “vai permitir reduzir em um terço o tempo de produção”, permitindo ainda a redução do custo dos produtos e o “reforço da linha de produtos para as necessidades particulares da Europa”.

Outro dos argumentos apresentados pelo consórcio para justificar a recente aposta, prende-se com uma “vaga de procura europeia por bombas de calor e sistemas de AVAC ar-água, motivada pelo interesse em alternativas a caldeiras a gás”.