Por todo o mundo, face à pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde e o número de casos de covid-19 a aumentar, o isolamento social está a ser pedido ou imposto em muitos países. Nesse sentido, os vários eventos que estavam programados para os próximos tempos estão a ser cancelados ou adiados. Uns, por uns meses, outros, até ao próximo ano.

Os eventos dos sectores da construção, edifícios, sustentabilidade e energia também adoptaram estes procedimentos e têm estado a anunciar a algumas medidas. Em Portugal, o evento mais próximo de se realizar, a Conferência Passive House para Todos, organizada pela Associação Passivhaus Portugal e marcada para o dia 14 de Abril, em Lisboa é adiada para uma “data a definir posteriormente tendo em conta as crescentes preocupações em torno da situação do Coronavírus”. Por seu lado, a Ordem dos Engenheiros, que estava a organizar a décima edição do Congresso Mediterrânico de AVAC, Climamed 2020, também teve um procedimento semelhante. Apesar de marcado para os dias 17 a 19 de Maio, em Lisboa, a organização confirmou à Edifícios e Energia, que “devido ao surto COVID-19, o evento foi cancelado”. Por definir estão o Portugal Smart Cities Summit e a Tektónica, a Feira Internacional de Construção e Obras Públicas, cuja 22ª edição tem data marcada para os dias 6 a 9 de Maio. Contactada pela Edifícios e Energia, a organização indicou que está ainda a analisar a situação.

Além fronteiras, a britânica Futurebuild, que era para ter decorrido no início de Março, entre os dias 3 e 5, adiou para o próximo ano, entre os dias 2 e 4 do mesmo mês. Apesar de só mais recentemente o Reino Unido ter começado a implementar medidas de contenção social e protecção, a organização desta grande feira do sector da construção, que se realiza em Londres e conta com participantes de todo o mundo, incluindo Portugal, optou por adiar o evento.

Uma medida semelhante foi tomada na vizinha Irlanda, onde o Greenbuild Europe 2020, agendado para os dias 24 e 25 de Março, em Dublin, foi adiado para o ano 2021. O evento dedicado a profissionais no sector da construção sustentável é organizado pelo US Green Building Council (USGBC) e ainda não tem nova data definida.

De volta a Londres, a SPACE – Studies of Planning and Architecture Consulting and Education optou por mudar a data, mas manter para este ano as conferências que organizou. Assim, a SPACE International Conference 2020 on Sustainable Architecture Planning and Urban Design + SPACE International Conference 2020 on Building and Construction, agendadas para os dias 3 e 4 de Abril, foram adiadas para 25 e 26 de Setembro. As duas conferências, uma baseada na sustentabilidade da construção e outra mais centrada nos edifícios e construção mostram as ideias e as pesquisas inovadoras que têm vindo a ser descobertas e desenvolvidas.

Itália, um dos países mais afectados pelo Coronavirus, também adiou os eventos e a MCE – MOSTRA CONVEGNO EXPOCOMFORT não foi excepção. Marcado para os dias 18 a 22 de Março, o evento mundial dedicado às mais recentes soluções de eficiência energética e energias renováveis e organizado em conjunto com o BIE – BIOMASS INNOVATION EXPO foi adiado para o mês de Setembro, entre os dias 8 e 11.

Da Alemanha chegam as notícias do adiamento de uma das maiores feiras no sector tecnologia de iluminação e construção. A Light + Building 2020, que tem lugar em Frankfurt, estava marcada para os dias 8 a 13 de Março e mudou também para o início do Outono. Deverá, então, realizar-se entre os dias 27 de Setembro e 2 de Outubro.

Já a feira Intersolar Europe, que se realiza em Munique e que tem data marcada para 17 a 19 de Junho, mantém, para já, a data, segundo a organização indicou à Edifícios e Energia. No entanto, no site do evento está estipulada a data de 8 de Maio para uma decisão final, de manter, adiar ou cancelar o evento, um dos mais conceituados do mundo no sector europeu da indústria solar. 

Adiar para Novembro foi a opção do SEC – Smart Energy Congress & EXPO, congresso anual europeu dedicado ao sector energético. Marcado para 28 e 29 de Abril, no IFEMA – Palácio Municipal, em Madrid, o evento organizado pela Plataforma enerTIC.org optou pelos dias 24 e 25 de Novembro para debater a “Eficiência Energética num mundo inteligente e sustentável”.

Na Turquia, o prazo de adiamento da 14ª edição do International HVAC&R Technology Symposium of TTMD foi mais curto. Inicialmente marcado para decorrer entre os dias 1 e 3 de Abril, foi adiado dois meses certos, para o mês de Junho, mantendo os dias. Istambul é a cidade escolhida para acolher este encontro internacional que irá debater as melhores e mais resilientes soluções AVAC para alcançar um futuro mais sustentável.

Como alternativas, e uma vez que as directrizes são para ficar em casa, há webinars internacionais que vão realizar-se.Um dos exemplos é o “Accelerating the energy retrofitting in condominiums”. Inicialmente marcado para ter lugar em Liège, Bélgica, transformou-se num evento online, sobre o retrofit energético nos condomínios. Dedicado a municípios e regiões, mas também a todos os que trabalham nos sectores associados a esta temática, esta conferência decorre entre as 9h30 e as 12h30 (menos uma hora em Portugal Continental) no dia 26 de Março. O registo é gratuito, mas obrigatório, e pode ser feito aqui.

Para o mesmo dia, mas à tarde, está marcado o “Ventilative Cooling – design and examples” Com início marcado para as 14h00 (hora de Portugal Continental), a sessão sobre o arrefecimento e a ventilação em edifícios NZEB, organizado pela INIVE – International Network for Information on Ventilation and Energy Performance, conta com oradores de diversos países, incluindo Portugal, que estará representado por Guilherme Carrilho da Graça, da Universidade de Lisboa. O registo é gratuito e ambos os eventos têm como língua oficial o inglês.

A 7 de Abril e dando continuidade ao lançamento da ferramenta European City Facility, está previsto um webinar para o esclarecimento de dúvidas relativas a esta iniciativa que tem como objectivo apoiar os municípios europeus, em especial os de pequena e média dimensão, a encontrar soluções e financiamento para pôr em prática projectos que visem a sua transição energética.

A Ordem dos Engenheiros (OE) criou a Plataforma #JuntosFicamosEmCasa. Com diversos conteúdos em diferentes áreas, que vão desde as coberturas verdes à pobreza energética em Portugal, este portal, com vídeos e apresentações “partilhadas em acções de formação, seminários e outros eventos organizados pela Ordem” para quem “não teve oportunidade de assistir ou que simplesmente pretende revisitar”, é, como refere a OE, uma forma de “reforçar conhecimentos” numa altura de “construção de uma “nova normalidade”, que se pretende passageira”.