No âmbito do Pacto Ecológico Europeu, a Comissão Europeia prepara-se para lançar, durante o mês de Setembro, uma chamada com vista à submissão de projectos de inovação e investigação para 11 áreas temáticas e com um orçamento de mil milhões de euros. Eficiência energética e edifícios eficientes e oferta de energia limpa, segura e acessível são duas das áreas da call europeia.

São, no total, mil milhões de euros para distribuir por projectos de inovação e investigação em áreas como a economia circular, o restabelecimento de ecossistemas ou o empoderamento de cidadãos para a sustentabilidade do continente europeu e a neutralidade climática. Esta chamada, que se divide em 11 áreas temáticas, será a primeira acção a realizar-se no âmbito do Pacto Ecológico Europeu no sentido de levar a Europa a alcançar a neutralidade carbónica até 2050.

Entre as áreas temáticas previstas para a call, que, segundo a Comissão Europeia, deverá ser lançada ainda durante este mês, encontra-se uma dedicada à eficiência energética e aos edifícios eficientes e outra orientada para a oferta de energia limpa, segura e acessível. Esta última, focada na descarbonização do sistema energético da União Europeia, responsável por mais de 75% das emissões de gases com efeito de estufa, pretende encontrar projectos virados para a produção “limpa” de energia a partir de fontes renováveis.

Na temática dos edifícios eficientes, o objectivo da chamada passa por “apoiar o desenvolvimento e a construção de novos edifícios ou a reabilitação de edifícios existentes”, tornando-os edifícios com necessidades quase nulas de energia (nzeb) ou de energia positiva “dentro de bairros sustentáveis”. Assim que a call seja lançada, as propostas para as várias áreas da chamada vão poder ser submetidas até Janeiro do próximo ano.

Recorde-se que a Comissão Europeia tem como objectivo alcançar uma redução de 40% nas emissões até 2030 (face a valores de 1990) e chegar à neutralidade carbónica até 2050, tornando a Europa no primeiro continente a alcançar tal feito.