A neutralidade carbónica e a circularidade no sector da construção vão estar em destaque na próxima sessão Ponto de Encontro, organizada pela Lisboa E-Nova. O debate tem lugar esta quinta-feira, no formato virtual.
O encontro tem como objectivo sublinhar o papel fundamental da colaboração, inovação, investigação e desenvolvimento na criação de ferramentas que promovam o caminho do sector da construção rumo à neutralidade carbónica e à circularidade, tendo, como ponto de partida, o peso que os edifícios e as infraestruturas representam ao nível do uso de materiais e de energia. Por esse motivo, o papel activo deste sector é considerado determinante, não só no que se refere à mitigação dos impactes ambientais, mas também na construção de um sistema regenerador por intenção e design, como é o princípio da circularidade.
Para debater o tema, este Ponto de Encontro, cuja participação é gratuita, mas sujeita a inscrição, contará com a participação de três especialistas – Luísa Magalhães, da Associação Smart Waste Portugal, Verena Goswein e António Lorena, da 3Drivers.
Recorde-se que o uso intensivo de recursos primários, a baixa produtividade material, o baixo nível de circularidade e a produção de uma quantidade expressiva de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) são algumas das preocupações que se levantam quando se fala em sustentabilidade na construção.