O CIES2020, evento que junta os congressos Ibérico e Ibero-americano de Energia Solar, vai realizar-se em palco virtual, de 3 a 5 de Novembro. A situação pandémica obrigou a alterações, mas a organização do evento garante a manutenção, “no essencial”, do programa.

Face à pandemia, o encontro, que iria decorrer em Lisboa entre os dias 24 e 26 de Junho, foi reagendado e passou para o espaço virtual. A programação do evento foi, segundo a organização, mantida “no essencial”, com alterações que tornam possível a assistência das sessões previstas por parte dos participantes do continente americano. Serão, no entanto, mantidas as sessões plenárias com os conferencistas convidados e os workshops planeados.

A expectativa dos organizadores – Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e Associação Espanhola de Energia Solar (AEDES) – é a de que os 241 resumos previamente aprovados pelo comité científico possam vir a ser apresentados, tal como fora previsto antes das alterações provocadas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Definida a alteração do palco e das datas do encontro, a organização decidiu reabrir o processo de envio de artigos por autores até ao próximo dia 13 de Setembro.

O encontro de energia solar, que junta o XVII Congresso Ibérico e o XIII Congresso Ibero-americano, vai centrar as discussões em torno do tema As Energias Renováveis na Transição Energética. O custo de participação, é de 60 euros para congressistas e de 40 euros para estudantes. O evento vai contar, entre outros, com o apoio da Universidade de Évora e do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação.