As cidades de Lisboa e Porto recebem, esta semana, dois dos principais eventos nacionais no sector da sustentabilidade do ambiente construído. O Portugal Smart Cities Summit começa esta terça-feira e decorre até dia 13, na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, enquanto, no Porto, a Exponor se prepara para receber, entre os dias 13 e 16, a feira Concreta.

Um pavilhão dedicado à inteligência e sustentabilidade dos territórios, com empresas, municípios e outras entidades a darem mostras das soluções e dos projectos que têm desenvolvido nos últimos anos é a proposta da Fundação AIP para os próximos três dias na FIL. Nesta edição do Portugal Smart Cities Summit, e à semelhança de anos anteriores, o tema da energia não passa despercebido e será mesmo um dos motes para o programa de conferências que acontece ao longo dos três dias de feira.

A manhã de quarta-feira será dedicada à “Transição Energética: Produção, Autossuficiência, Armazenamento e o Cidadão”, com dois painéis de debate que contarão, entre outros, com a participação de Yolanda Garcia Mezquita, da Direcção Geral de Energia da Comissão Europeia, Nelson Lage, presidente da ADENE, Pedro Amaral Jorge, presidente da APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis, e João Torres, presidente da APE – Associação Portuguesa da Energia, Jorge Esteves, director da ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, e João Bernardo, da DGEG – Direcção-Geral de Energia e Geologia.

A 13 de Outubro, enquanto o Portugal Smart Cities Summit assinala o seu último dia, na Exponor, as portas abrem-se para mais uma edição da Concreta. Esta será a 30.ª edição da feira de arquitectura, construção, design e engenharia nacional, que se prolonga por três dias e que conta já com quase três centenas de expositores.

Entre as principais novidades do certame para este ano, está um novo ciclo de conferências, intitulado “Na Primeira Pessoa”, no qual arquitectos, engenheiros e designers serão convidados a partilhar a sua experiência relativa a um determinado projecto. Ao mesmo tempo, no recinto, decorrem também o VI Encontro Nacional do Setor das Janelas e Fachadas – ANFAJE, e o Prémio Under 40 by CIN, que distingue obras construídas em território nacional que se destacam pela sua capacidade criativa, de inovação e qualidade técnica, numa iniciativa com o apoio técnico do Conselho Directivo Regional do Norte (CDRN) da Ordem dos Arquitectos.

Mais informações sobre os dois eventos podem ser encontradas aqui: Portugal Smart Cities Summit e Concreta.