O Taguspark – Cidade do Conhecimento e o grupo parceiro ProCME anunciaram, nesta segunda-feira, a criação de uma Comunidade de Energia Renovável (CER) de “grande dimensão”. O projecto arranca no próximo ano e vai dispor de um parque solar de grande dimensão e com uma potência instalada de 324,9 kWp.

“Esta CER é a primeira desta dimensão no país”, dado o elevado número de centros electroprodutores e de participantes, refere o CEO do Grupo ProCME, José Reis Costa. Segundo as estimativas, com esta CER, que contará, numa primeira fase com 11 parceiros além do Taguspark, será possível alcançar uma poupança energética anual de 25 % e uma poupança monetária anual de 37 mil euros. Em termos de emissões, o projecto espera evitar a emissão de 214 toneladas de dióxido de carbono por ano.

O projecto irá traduzir-se em maior independência energética, refere o comunicado, estando em linha com a missão Rumo ao Parque Mais Cívico da Europa, e não se deverá ficar pela produção local de energia, havendo a expectativa de que o número de parceiros se alargue de modo a incluir  no projecto soluções complementares em gestão inteligente de energia, água, resíduos, serviços públicos e mobilidade. Desta forma, diz o responsável, “a implementação desta CER deixa uma porta aberta para a implementação de uma smart city em Oeiras”, no âmbito do projecto Oeiras Valley

Recorde-se que, no final do ano passado, o Taguspark – Cidade do Conhecimento tinha anunciado a instalação de 1566 painéis fotovoltaicos para possibilitar a produção anual de mais de 1 GWh (gigawatt hora) de energia eléctrica.