A NOVA Medical School lançou um centro de inovação destinado a desenvolver um processo de optimização e qualificação de “Edifícios Saudáveis”. O Living Lab APPII SI foi lançado em parceria com a Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) e a Victoria Seguros.
Com o objectivo de promover a investigação aplicada ao sector dos edifícios, o desenvolvimento de estratégias de optimização dos edifícios e um processo de qualificação de “Edifícios Saudáveis”, o novo centro de inovação vai ser gerido pela unidade de medicina exponencial (u.me) da faculdade de ciências médicas da Universidade Nova de Lisboa – a NOVA Medical School. O anúncio da criação do Living Lab APPII SI: Saúde & Imobiliário, powered by Victoria Seguros surgiu na passada quinta-feira, através de nota de imprensa lançada pela APPII, associação que representa promotores e investidores imobiliários.
A aposta das três entidades na área da saúde e do imobiliário pretende “garantir que os espaços promovam a saúde de quem os habita ou utiliza”. O laboratório vivo quer tornar o imobiliário “um importante catalisador da sustentabilidade humana”, promovendo a aplicação de requisitos técnicos “rigorosos”, “protocolos de gestão-manutenção” e “cuidadosas políticas de utilização dos espaços”.
O living lab surge durante a actual crise pandémica, uma circunstância que, segundo a APPII, veio impor “particularmente que se olhasse o edificado como um importante determinante de saúde individual e comunitária”. O trabalho desenvolvido no novo centro de inovação deverá ser caracterizado por “um perfil interdisciplinar, colaborativo, equitativo e plural” e procurará desenvolver metodologias e estratégias de optimização dos edifícios, tendo em vista “a saúde dos seus ocupantes”.