Um projecto de economia circular que aproveita resíduos industriais e agrícolas para isolar termicamente e construir habitações mais sustentáveis é um dos quatro vencedores do programa Born from Knowlegde (BfK), anunciados no dia 27 de Outubro, em Coimbra. Chama-se Termy.co e, tal como os outros projectos distinguidos, vai integrar um programa de aceleração tecnológica para sair da ordem das ideias e da academia e entrar no tecido empresarial.

O programa BfK Ideas, promovido pela Agência Nacional da Inovação (ANI), tem como finalidade impulsionar para o mercado as ideias e os conhecimentos que surgem no âmbito da investigação científica e/ou tecnológica no ensino superior português. Na edição deste ano, uma das ideias alvo de destaque foi o projecto Termy.co, na categoria “Recursos Naturais, Ambiente, Energia e Mobilidade Sustentável”.

Trata-se de um projecto da Escola Superior Artística do Porto e consiste na produção de placas de isolamento térmico feitas com resíduos industriais e agrícolas, inoculadas com micélio. Com base nestes recursos naturais, é possível não só optimizar o isolamento térmico como diminuir os impactos subjacentes à deposição dos resíduos.

Como tal, o Termy.co, dirigido a construtores e arquitectos, tem como objectivo possibilitar a construção de habitações mais sustentáveis, saudáveis e com pegada ecológica negativa. Enquanto projecto de economia circular, o Termy.co pretende criar uma metodologia replicável e open source para uma empresa a pequena escala e trabalhar com fluxos de renda diversos, como sejam a venda de painéis, cogumelos gastronómicos, serviços de consultoria e educação.

Além do Termy.co, foram premiados mais três projectos. Foram eles Balvia Care, do Instituto Politécnico de Bragança, na categoria “Inteligência Artificial e Tecnologias Avançadas de Produção”, All.iN, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, na categoria “Turismo, Indústrias Culturais e Criativas”, e Pick yoUR bRain, da Universidade de Coimbra, na categoria “Saúde e Bem-Estar”.

Os projectos distinguidos irão agora aceder ao BfK Rise. Neste programa de aceleração tecnológica da ANI, as ideias vencedoras serão acompanhadas, durante três meses, por uma rede de mentores inseridos no mercado.