As eleições europeias acontecem em Junho e há sectores que estão já a posicionar-se relativamente aos assuntos que consideram urgentes que os novas equipas da Comissão e do Parlamento comecem a trabalhar assim que assumirem os cargos. É o caso da indústria das bombas de calor.

Foi por isso que a EHPA (Associação Europeia de Bombas de Calor) desenvolveu um manifesto que reúne aquelas que defende serem as principais prioridades para 2024-2029, para que todo o potencial oferecido pelas bombas de calor possa ser devidamente aproveitado.

Segundo a entidade, a primeira medida deverá ser a publicação do Plano de Acção para as Bombas de Calor, colocando assim “o aquecimento e a refrigeração limpos no centro do sistema energético europeu”. É necessário regulamentar o sector e definir políticas a longo termo para que, além de haver procura no mercado, os investimentos na produção e formação sejam atractivos.

Tornar as bombas de calor acessíveis a todas as carteiras é o segundo ponto do documento. “Há uma necessidade urgente de proteger os agregados familiares com baixos rendimentos dos preços altos da energia e apoiar o acesso a soluções de aquecimento e arrefecimento mais limpas e, por consequência, mais baratas, como as bombas de calor.”

De acordo com a EHPA, a Europa é líder mundial no sector. É actualmente responsável por mais de 161 mil postos de trabalho e tem “potencial para mais” nas áreas de design, produção ou instalação.

É necessário ainda explorar ao máximo o potencial das bombas de calor de grande escala que servem o sector industrial. Podendo atingir 200.ºC, conseguem aproveitar de forma eficiente calor e águas residuais dos processos industriais e do aquecimento urbano, promovendo a circularidade.

Por fim, a associação destaca a flexibilidade das bombas de calor que produzem calor quando os custos da electricidade estão baixos e desligam durante as horas de pico, reduzindo assim os valores na factura dos consumidores.

Os tópicos são explicados de forma detalhada no manifesto da EHPA para 2024-2029, que pode ser lido na íntegra.