A ASHRAE vai realizar duas sessões gratuitas e um “curso detalhado” orientados para a mitigação de “potenciais riscos de saúde” associados à reabertura de edifícios encerrados durante a pandemia. A operação “segura e eficiente” dos sistemas AVAC será um dos focos dos webinars. A primeira sessão on-line teve lugar no passado dia 16 e a próxima está marcada para dia 29.

Com o objectivo de fornecer um “guia verbal” baseado nos materiais publicados no sítio web da ASHRAE dedicado aos cuidados a ter com os sistemas AVAC em edifícios, a sessão do próxima dia 29 vai lançar a discussão sobre “como os sistemas AVAC podem ser programados para responder a um vírus infeccioso”, como o responsável pela covid-19.

As sessões on-line, promovidas e programadas pela sociedade internacional de AVAC-R (ASHRAE), são de participação gratuita. O registo para as sessões encontra-se aberto e pode ser efectuado on-line. A primeira das sessões decorreu na passada terça-feira e centrou-se na reabertura dos estabelecimentos de ensino e nas transformações que os edifícios escolares devem efectuar nos seus sistemas de ventilação e filtragem para assegurar a redução dos riscos de transmissão do novo coronavírus pelo ar.

O webinar seguinte, a 21 de Julho, propõe-se a demonstrar a importância da “indução de caminhos de circulação do ar” e da correcta colocação dos sistemas de exaustão para o “controlo dos contaminantes”, sendo uma sessão especialmente direccionada para engenheiros e gestores de edifícios.

Para além destas duas sessões, a ASHRAE vai oferecer, no dia 8 de Julho, um “curso de preparação” para a reocupação de edifícios no período pós pandemia, orientado para as regiões da Europa e Médio Oriente. Com o foco virado para a “mitigação de potenciais riscos de saúde durante a reabertura de edifícios”, esta formação vai, “a partir das orientações de especialistas”, identificar procedimentos “essenciais para a protecção da saúde, colocando os participantes a par das condições recomendadas para evitar a propagação da doença”.