Já está disponível a edição de 2023 do ANUÁRIO SMART CITIES. Fique a saber quem são os principais agentes deste sector e conheça os projectos que os municípios portugueses estão a implementar nos seus territórios. Aceda gratuitamente à versão digital ou peça o seu exemplar em papel (PVP: 25 Euros)

Durante vários anos, em Portugal, os municípios assumiram o papel de motor do mercado das cidades inteligentes, tomando a dianteira na grande maioria dos projectos desenvolvidos no território nacional e contrariando alguma inércia e receio das empresas do sector.

Em 2022, porém, algo mudou: assistimos, finalmente, a uma área de negócio mais definida, com um mercado mais consolidado e dezenas de agentes privados entusiasmados com o futuro. Os municípios continuam a ter o seu papel central, mas, depois de anos de maturação, existem finalmente em Portugal empresas que assumem as smart cities como área de actuação.

O ano de 2023 anuncia desafios a que, mais uma vez, todos estes agentes terão de dar respostas. A evolução de um mercado que se dedica não só à inteligência dos territórios, mas também à sua sustentabilidade, tem sido acompanhada de perto pela editora Media Line, através das suas publicações especializadas nestas matérias.

As revistas Smart Cities e Edifícios e Energia são hoje referências no sector, informando e partilhando conhecimento, boas práticas e tendências. Esta é uma missão que, desde 2018, é complementada pelo ANUÁRIO SMART CITIES, uma publicação anual de prestígio, co-construída com os agentes do sector, desde municípios às empresas públicas e privadas, passando ainda pelas associações e pela academia.

Em 2023, lançamos a quinta edição do ANUÁRIO SMART CITIES, na expectativa de que, tal como as anteriores, esta seja uma ferramenta crucial para quem trabalha com as várias temáticas relacionadas com as cidades.

Aceda gratuitamente à versão digital ou peça o seu exemplar em papel (P.V.P: 25 Euros) através do e-mail: smartcities@medialine.pt

Através desta publicação, continuamos a co-construir a comunidade das smart cities em Portugal!