O Observatório da Energia, estrutura gerida pela ADENE – Agência para a Energia, lançou, no passado mês de Dezembro, a sua aplicação móvel. Consultar a legislação, os principais indicadores energéticos nacionais, os preços do mercado ou a evolução da produção doméstica de energia são algumas das acções que a recém lançada app promete simplificar.

Lançada no passado dia 17 de Dezembro, a aplicação móvel “Observatório da Energia” – com o mesmo nome da estrutura da ADENE responsável pela sua criação – permite a consulta de legislação energética nacional e europeia, assim como de dados, estatísticas e indicadores estatísticos nacionais do sector.

Disponível de forma gratuita para dispositivos móveis com sistema operativo iOS e Android, a app divide a informação disponibilizada em 12 áreas: produção doméstica de energia, factura energética, importação de energia, exportação de energia, transformação de energia, energia primária, energia final, electricidade, preços, indicadores energéticos, mercados e infra-estruturas e dados e indicadores da União Europeia.

Possibilitando a partilha, nas redes sociais, da informação oferecida, a aplicação móvel permite, ainda, a consulta da publicação “Energia em Números”, que analisa o estado do sector energético no país, através dos seus principais indicadores, assim como “o estudo da aplicação da tarifa social de energia em Portugal”, lê-se em comunicado da ADENE.

Gerido pela ADENE, o Observatório da Energia visa a recolha, tratamento e disponibilização de informação actualizada sobre o sector da energia.