Entre os dias 18 e 22 de Setembro, Lisboa vai ser o palco da maior conferência europeia dedicada à investigação, à aplicação e às tecnologias da energia fotovoltaica. O evento vai contar ainda com prémios, com uma exposição de inovações da indústria e, no dia 17 de Setembro, com a Academia PV.

A 40th European Photovoltaic Solar Energy Conference and Exhibition(EU PVSEC 2023) vai trazer ao Centro de Congressos de Lisboa várias discussões e apresentações em torno de cinco temas: células e materiais de silicone; filmes finos e novos conceitos; módulos de fotovoltaico e balanço do sistema de componentes; engenharia de sistemas fotovoltaicos e aplicações (integração nos edifícios, em veículos, em espaços agrícolas, etc.); e papel do fotovoltaico na transição energética.

“O tópico do fotovoltaico na transição energética cobre um amplo leque de esforços multidisciplinares necessários para garantir a rápida implementação de tecnologias fotovoltaicas numa escala massiva e global como elemento-chave da transição ecológica (incluindo áreas como integração do sistema energético, finanças, cenários e políticas, e desafios sociais”, sublinha Robert Kenny, Technical Programme Chair enquanto membro do Joint Research Centre (que coordena o programa científico), na página do evento.

Entre sessões plenárias, painéis de discussão e eventos paralelos, destacam-se, por exemplo, as sessões “Autoconsumo colectivo: o próximo passo na política do prosuming com o fotovoltaico para promover a participação cidadã?”, “Mapear a relevância e as implicações da digitalização para o fotovoltaico”, “A reciclagem a preparar-se para o fotovoltaico”, “Ecossistema de manufactura do fotovoltaico na Europa”, e “Circularidade e fornecimento de material reciclado do fotovoltaico”. 

Entre dia 18 e 22 de Setembro, o evento vai também acolher um conjunto variado de expositores da indústria do fotovoltaico. Neste espaço, empresas, associações e centros de investigação vão dar a conhecer tecnologias e inovações do mundo do fotovoltaico. Serão também organizadas mesas redondas e painéis de discussão paralelos dedicados à indústria.

No âmbito do EU PVSEC 2023, serão ainda atribuídos três prémios: o Prémio Becquerel, destinado a um indivíduo que se distinga pelo mérito científico, técnico ou de gestão no desenvolvimento da energia solar fotovoltaica; os Prémios de Estudante, para premiar a investigação mais marcante nesta área que seja desenvolvida por investigadores jovens; Prémios de Pósteres, para as apresentações visuais científicas que mais se destaquem.

No dia 17 de Setembro, associada à EU PVSEC 2023, vai também decorrer, já na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no Campo Grande, a Academia PV. Esta academia, com um formato educacional, visa ser um espaço de partilha, explicação e actualização de conhecimentos e desenvolvimentos na área do fotovoltaico.

As inscrições para a EU PVSEC 2023 podem ser realizadas aqui.